Prefeitura Municipal de Jaguariúna
Governo ODS capacitação Tribunal de Contas

PREFEITURA CAPACITA SERVIDORES SOBRE APLICAÇÃO DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

  • A Prefeitura de Jaguariúna realiza nesta sexta-feira, dia 1º de março, mais uma capacitação voltada a servidores da Comissão de Planejamento e Indicadores de Gestão Municipal. A ação, realizada no Teatro Municipal Dona Zenaide, visa capacitar os servidores para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), importante instrumento para avaliar as gestões públicas por meio do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

    A capacitação é coordenada pela Controladoria Geral do Município. O treinamento é dado pelo professor e especialista em gestão pública, Luciano de Lima, e tem como objetivo aprofundar o entendimento sobre os ODSs.

    A comissão, de caráter propositivo e participativo, foi formada para lidar com questões relacionadas à elaboração, execução, monitoramento e avaliação do ciclo de planejamento e do orçamento municipal.

    Outras capacitações já foram realizadas, envolvendo funcionários dos vários departamentos da Prefeitura, além de secretários, diretores, chefes de setor, entre outros.

    Os ODS são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.

    Nesta agenda estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.
     

    Imprensa

    Reportagem:

    Ricardo Alécio

    Fotos:Ivair Oliveira

    JAGUARIÚNA LANÇA WHATSAPP DA OUVIDORIA DA SAÚDE

  • A Secretaria de Saúde de Jaguariúna passa a contar com um novo canal oficial de comunicação da Ouvidoria: o ...

    JAGUARIÚNA REGISTRA SALDO POSITIVO DE EMPREGOS EM 2025

  • Jaguariúna registra saldo positivo na geração de empregos formais (com carteira assinada) em 2025. Segundo dados do Cadastro Geral ...

    FOI PICADO POR ESCORPIÃO? PROCURE O HOSPITAL WALTER FERRARI!

  • O Hospital Municipal Walter Ferrari agora dispõe de soro antiescorpiônico para atendimento rápido e seguro.

    A picada de escorpião exige ...

    HOJE TEM PARADA DE NATAL NO CENTRO CULTURAL DE JAGUARIÚNA

  • Nesta sexta-feira, dia 12 de dezembro, tem mais Parada de Natal na programação natalina preparada pela Prefeitura de Jaguariúna, ...

    FEIRA NOTURNA DE NATAL SERÁ REALIZADA TAMBÉM NESTA QUINTA NO CENTRO CULTURAL

  • Sucesso de público na quarta-feira, a edição especial de Natal da Feira Noturna de Jaguariúna será realizada também nesta ...

    PREFEITURA DE JAGUARIÚNA INICIA VACINAÇÃO DE GESTANTES CONTRA A BRONQUIOLITE NAS UBSs

  • A Secretaria de Saúde de Jaguariúna começou hoje a vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), a vacina da ...

    PREFEITURA REALIZA MELHORIAS NA SINALIZAÇÃO DE SOLO NO NOVA JAGUARIÚNA

  • A Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Jaguariúna realiza nesta quinta-feira, 11, reforço e novos serviços de sinalização ...

    PREFEITURA DE JAGUARIÚNA DISTRIBUI KITS NATALINOS A SERVIDORES MUNICIPAIS

  • A Prefeitura de Jaguariúna irá realizar a entrega dos kits natalinos destinados aos servidores públicos municipais. A distribuição acontecerá ...

    JAGUARIÚNA AMPLIA PROTEÇÃO ÀS GESTANTES COM VACINAÇÃO CONTRA O VSR A PARTIR DESTA QUINTA

  • A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia nesta quinta-feira, dia 11 de dezembro, a ...

    PREFEITURA ABRE CHAMADA PÚBLICA PARA CREDENCIAMENTO DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

  • A Prefeitura de Jaguariúna anunciou a abertura da Chamada Pública Eletrônica nº 008/2025, destinada ao credenciamento de profissionais de ...