Prefeitura Municipal de Jaguariúna
Governo desenvolvimento sustentável

JAGUARIÚNA É 1º LUGAR NA RMC NO RANKING DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

  • Jaguariúna foi reconhecida por seu compromisso com o desenvolvimento sustentável ao subir de forma expressiva no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC-BR), iniciativa do Instituto Cidades Sustentáveis. A cidade saltou da 82ª para a 14ª posição entre os 5.570 municípios analisados em todo o Brasil, além de ser a primeira colocada dentre as 20 cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e a 12ª no Estado de São Paulo. O índice avalia o desempenho dos municípios brasileiros no cumprimento da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

    Esse desempenho expressivo coloca Jaguariúna na faixa verde do IDSC-BR, indicativo de “Alto Desempenho” no desenvolvimento sustentável. A classificação é uma conquista significativa, visto que apenas 1,6% dos municípios brasileiros alcançaram esse nível, o segundo mais elevado do ranking, que considera categorias de muito alto, alto, médio, baixo e muito baixo desenvolvimento.

    A Agenda 2030, adotada pela ONU e referência do estudo, contém 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas que visam transformar cidades em locais mais sustentáveis, inclusivos e prósperos até 2030. Áreas como saúde, educação, meio ambiente, igualdade de gênero, trabalho digno e crescimento econômico são algumas das prioridades desse plano global.

    Desde 2022, Jaguariúna, sob a coordenação da Controladoria Geral do Município, tem se esforçado para implementar ações em conformidade com os ODS e o Índice de Efetividade da Gestão, melhorando indicadores em saúde, educação, meio ambiente, mobilidade e tecnologia da informação. Esse trabalho integrado foi fundamental para que o município saísse da faixa amarela, de desenvolvimento sustentável médio, para o nível verde, refletindo um desempenho significativamente mais alto.

    A Controladoria Geral do Município considera esse avanço uma prova do compromisso da cidade com o bem-estar e a qualidade de vida dos seus cidadãos. “Jaguariúna tem como objetivo ser uma cidade modelo em desenvolvimento sustentável, e o resultado no IDSC-BR é um reflexo desse esforço. A nova posição fortalece a imagem de Jaguariúna como um exemplo regional e uma das cidades mais comprometidas com os princípios da sustentabilidade no Brasil”, afirmou a controladora geral do Município, Débora Moreira Saraiva das Dores. 

    Desde 2022, a Controladoria coordena um trabalho que visa fortalecer e ampliar o desenvolvimento sustentável nas diversas repartições da Prefeitura de Jaguariúna, com realização de palestras e capacitações de servidores municipais, entre outras ações. 

    No ano passado, Jaguariúna venceu o Prêmio de Efetividade na Gestão Pública, oferecido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), pela União dos Vereadores do Estado de São Paulo (UVESP) e pelo Centro Universitário UniAnchieta. O município também venceu o Prêmio Cidades Excelentes 2023 nas categorias Melhor Gestão Pública e Melhor Educação do Estado de São Paulo. 

    Mais informações sobre o IDSC-BR podem ser conferidas no link: https://idsc.cidadessustentaveis.org.br/profiles/3524709/.
     

    Imprensa

    Reportagem:

    Ricardo Alécio

    Fotos:Arquivo

    RANKING COLOCA JAGUARIÚNA ENTRE AS MELHORES DO PAÍS EM SANEAMENTO BÁSICO

    A cidade de Jaguariúna subiu 63 posições no Ranking ABES da Universalização do Saneamento, realizado anualmente pela Associação Brasileira ...

    INSCRIÇÃO E REMATRÍCULA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO ENSINO FUNDAMENTAL JÁ PODEM SER REALIZADAS

    A inscrição para a Educação de Jovens e Adultos – EJA está aberta para o segundo semestre de 2020. ...

    PREFEITURA INAUGURA FONTE LUMINOSA E PEDALINHOS NO PARQUE DOS LAGOS NESTA SEXTA COM CERIMÔNIA FECHADA TRANSMITIDA PELAS REDES SOCIAIS

    A Prefeitura de Jaguariúna inaugura nesta sexta-feira, 19 de junho, às 18h30, a fonte luminosa e o conjunto de ...

    JAGUARIÚNA RECEBE MAIS DOIS RESPIRADORES DO GOVERNO ESTADUAL

    O Hospital Municipal Walter Ferrari, de Jaguariúna, recebeu do governo estadual mais dois respiradores, aparelhos que são essenciais para ...

    UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE É INAUGURADA NO BAIRRO TANQUINHO

    A Prefeitura de Jaguariúna inaugurou nesta segunda-feira, 15, a UBS Tanquinho  Lauro Zóia. A unidade faz parte de uma ...