Maria Fumaça
Curso prevenção

TRABALHADORES E PRODUTORES RURAIS APRENDEM TÉCNICAS DE PREVENÇÃO E COMBATE DE INCÊNDIOS NO CAMPO

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio do Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), realizou nos dias 21 e 22 de junho o curso de Técnicas de Prevenção e Combate de Incêndio no Campo. O objetivo é que os trabalhadores e produtores rurais da cidade estejam preparados para enfrentar o período de estiagem, quando as condições climáticas aumentam o risco de ocorrência de incêndios florestais. 

Durante o curso todos puderam aprender sobre quais os elementos necessários para o surgimento de incêndios, de que forma ocorre sua propagação no campo, os tipos de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) necessários, os riscos mais comuns de acidentes que uma pessoa pode estar exposta no combate a incêndio, e ainda, uma noção básica sobre primeiros-socorros. 

Após ser passada a teoria, também foi realizada uma aula prática onde os participantes aprenderam a fazer os abafadores, aceiros e apagar princípios de incêndio, além de conhecer os tipos de ferramentas e equipamentos que podem ser utilizados para extinção do fogo, e quais os tipos de incêndios mais comuns que ocorrem.

Os efeitos das queimadas são desastrosos ao meio ambiente, agredindo o solo, poluindo o ar e influenciando diretamente na saúde pública, além de poderem colocar em risco patrimônios naturais e culturais.

Por isso, durante o curso, os alunos também receberam informações importantes que destacam que com a medida preventiva, o produtor rural deve adotar em sua propriedade a construção e a manutenção de aceiros de no mínimo três metros de largura, feito nas cercas de divisas da propriedade e nas cercas internas antes do período de estiagem. 

De acordo com a secretaria de Meio Ambiente, o aceiro é ação obrigatória em toda propriedade rural, sendo a principal medida preventiva para se evitar a propagação de incêndios, evitando que as queimadas se propaguem, além de facilitar o acesso das equipes de combate ao foco do incêndio.

Caso uma queimada se inicie em um imóvel rural é dever do proprietário tomar as providências possíveis a fim de se apagar o fogo e evitar a propagação do mesmo causando novas queimadas. 

A secretária de Meio Ambiente, Rita Bergamasco, alerta que os efeitos das queimadas são desastrosos ao meio ambiente. “Quando os incêndios ocorrem, o solo é agredido e o ar poluído. Isso influencia diretamente a saúde pública e poder colocar em risco patrimônios naturais e culturais. Por isso esse curso preventivo é muito importante”, disse a secretária.

QUEIMADAS SÃO PROIBIDAS EM JAGUARIÚNA
A prática de queimadas ou a omissão ou a ausência de ações preventivas dentro de uma propriedade rural enquadram-se como Crime Ambiental com possibilidade de reclusão além de multa.

Na área urbana do município as queimadas são proibidas pela Lei Municipal nº 2.223/2014. Pela legislação, é vedada a execução de queimadas parciais ou totais de materiais resultantes de limpeza de terrenos, varrição de passeios ou vias públicas, podas ou extrações ou qualquer outro material na zona urbana do município. 

A lei municipal também obriga os proprietários de lotes vagos a mantê-los limpos, evitando a ocorrência de queimadas criminosas e a aglomeração de animais peçonhentos.
 

Imprensa

Reportagem:

Licia Mangiavacchi

Fotos:Foto Divulgação

JAGUARIÚNA ADOTA COLETA DE LIXO POR CONTÊINERES NOS BAIRROS RECANTO CAMANDUCAIA E VILA PRIMAVERA

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria de Obras e Serviços, implantou a coleta de lixo por meio ...

CULTURA REAPRESENTA ESPETÁCULO “NO TEMPO DA BRILHANTINA” NESTA SEXTA-FEIRA

Devido ao grande sucesso da primeira apresentação, o musical “No tempo da brilhantina” será reapresentado no teatro municipal Dona ...

PREFEITURA DE JAGUARIÚNA INICIA INSTALAÇÃO DE 800 PONTOS DE ILUMINAÇÃO EM LED

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços, deu início nesta segunda-feira, dia 8 ...

FUNDO SOCIAL ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSO GRATUITO DE BOLOS E TORTAS NO DIA 15 DE AGOSTO

O Fundo Social de Jaguariúna abre no próximo dia 15 de agosto as inscrições para o curso gratuito de ...

BASQUETE SUB-11 DE JAGUARIÚNA VENCE CLUBE JUNDIAIENSE E MANTÉM INVENCIBILIDADE

A equipe de basquete sub-11 de Jaguariúna venceu a equipe do Clube Jundiaiense, no último sábado (6), mantendo assim ...

MOBILIDADE URBANA INTERDITA PARCIALMENTE RUA ULISSES MASOTTI A PARTIR DE HOJE PARA OBRAS EM EMISSÁRIO DE ESGOTO 

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Jaguariúna interdita parcialmente, a partir desta segunda-feira, dia 8 de agosto, a Rua ...

CENTRO DE ESPECIALIDADES MÉDICAS MUDA DE ENDEREÇO A PARTIR DESTA SEGUNDA-FEIRA

A partir desta segunda-feira, dia 8 de agosto, o Centro de Especialidades Médicas de Jaguariúna passa a funcionar em ...

JAGUARIÚNA REALIZA AÇÃO DE SAÚDE NESTE SÁBADO NA PRAÇA UMBELINA BUENO

A Secretaria de Saúde de Jaguariúna, em parceria com a Igreja Quadrangular, realiza neste sábado, dia 6 de agosto, ...

JAGUARIÚNA OFERECE CURSOS GRATUITOS DO PROGRAMA NOVOTEC COM BOLSA DE R$ 600

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social de Jaguariúna oferece cursos gratuitos em várias áreas pelo Programa Novotec, do ...

CALCULADORA DE CARBONO PODE SALVAR O MEIO AMBIENTE 

Pensando no bem do meio ambiente, a Secretaria de Educação de Jaguariúna começou a realizar nesta quinta-feira, dia 4 ...

Maria Fumaça

Assine nosso newsletter

Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail.