Curso prevenção

TRABALHADORES E PRODUTORES RURAIS APRENDEM TÉCNICAS DE PREVENÇÃO E COMBATE DE INCÊNDIOS NO CAMPO

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio do Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), realizou nos dias 21 e 22 de junho o curso de Técnicas de Prevenção e Combate de Incêndio no Campo. O objetivo é que os trabalhadores e produtores rurais da cidade estejam preparados para enfrentar o período de estiagem, quando as condições climáticas aumentam o risco de ocorrência de incêndios florestais. 

Durante o curso todos puderam aprender sobre quais os elementos necessários para o surgimento de incêndios, de que forma ocorre sua propagação no campo, os tipos de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) necessários, os riscos mais comuns de acidentes que uma pessoa pode estar exposta no combate a incêndio, e ainda, uma noção básica sobre primeiros-socorros. 

Após ser passada a teoria, também foi realizada uma aula prática onde os participantes aprenderam a fazer os abafadores, aceiros e apagar princípios de incêndio, além de conhecer os tipos de ferramentas e equipamentos que podem ser utilizados para extinção do fogo, e quais os tipos de incêndios mais comuns que ocorrem.

Os efeitos das queimadas são desastrosos ao meio ambiente, agredindo o solo, poluindo o ar e influenciando diretamente na saúde pública, além de poderem colocar em risco patrimônios naturais e culturais.

Por isso, durante o curso, os alunos também receberam informações importantes que destacam que com a medida preventiva, o produtor rural deve adotar em sua propriedade a construção e a manutenção de aceiros de no mínimo três metros de largura, feito nas cercas de divisas da propriedade e nas cercas internas antes do período de estiagem. 

De acordo com a secretaria de Meio Ambiente, o aceiro é ação obrigatória em toda propriedade rural, sendo a principal medida preventiva para se evitar a propagação de incêndios, evitando que as queimadas se propaguem, além de facilitar o acesso das equipes de combate ao foco do incêndio.

Caso uma queimada se inicie em um imóvel rural é dever do proprietário tomar as providências possíveis a fim de se apagar o fogo e evitar a propagação do mesmo causando novas queimadas. 

A secretária de Meio Ambiente, Rita Bergamasco, alerta que os efeitos das queimadas são desastrosos ao meio ambiente. “Quando os incêndios ocorrem, o solo é agredido e o ar poluído. Isso influencia diretamente a saúde pública e poder colocar em risco patrimônios naturais e culturais. Por isso esse curso preventivo é muito importante”, disse a secretária.

QUEIMADAS SÃO PROIBIDAS EM JAGUARIÚNA
A prática de queimadas ou a omissão ou a ausência de ações preventivas dentro de uma propriedade rural enquadram-se como Crime Ambiental com possibilidade de reclusão além de multa.

Na área urbana do município as queimadas são proibidas pela Lei Municipal nº 2.223/2014. Pela legislação, é vedada a execução de queimadas parciais ou totais de materiais resultantes de limpeza de terrenos, varrição de passeios ou vias públicas, podas ou extrações ou qualquer outro material na zona urbana do município. 

A lei municipal também obriga os proprietários de lotes vagos a mantê-los limpos, evitando a ocorrência de queimadas criminosas e a aglomeração de animais peçonhentos.
 

Imprensa

Reportagem:

Licia Mangiavacchi

Fotos:Divulgação

BASQUETE JAGUARIUNENSE SUB 18 VENCE CLÁSSICO REGIONAL 

  • Na noite de ontem, 11 de abril, a equipe de basquete Sub 18 de Jaguariúna venceu a de Amparo ...

    BAIRRO NASSIF VAI RECEBER MUTIRÃO CONTRA A DENGUE NESTE SÁBADO

  • A Secretaria de Saúde de Jaguariúna realiza neste sábado, dia 13 de abril, mais um mutirão contra a dengue. ...

    SÁBADO TEM ‘DIA D’ DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE INFLUENZA

  • O “Dia D” de vacinação contra a gripe em Jaguariúna acontece neste sábado, dia 13 de abril, das 8h ...

    VOLEIBOL TEM QUATRO JOGOS PELA IV COPA JAGUARIÚNA 

  • Amanhã, dia 12 de abril, a equipe master masculina de voleibol vai a Limeira enfrentar a equipe local às ...

    JOGOS DO 'AMADORZÃO' AGITAM FIM-DE-SEMANA EM JAGUARIÚNA

  • As disputas pelas taças Ouro e Prata do Campeonato Municipal de Futebol Amador de Jaguariúna, o Amadorzão, organizada pela ...

    GINÁSTICA RÍTMICA DE JAGUARIÚNA APRESENTA NOVA COREOGRAFIA EM DOIS EVENTOS NESTE SÁBADO 

  • Neste sábado, dia 13 de abril, a equipe de competição pré-infantil da Ginástica Rítmica de Jaguariúna irá participar de ...

    GINÁSTICA ARTÍSTICA DE JAGUARIÚNA PARTICIPA DE COMPETIÇÕES NESSE FINAL DE SEMANA

  • No próximo sábado, dia 13 de abril, a equipe pré-infantil e juvenil avançada de Ginástica Artística de Jaguariúna participará ...

    JAGUARIÚNA ESTREIA NOS JOGOS DESPORTIVOS DO CIRCUITO DAS ÁGUAS 

  • Neste fim-de-semana tem início os Jogos Desportivos do Circuito das Águas na cidade de Holambra. Jaguariúna defenderá seu título ...

    PAT DE JAGUARIÚNA ABRE INSCRIÇÕES PARA PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

  • O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Jaguariúna está com inscrições abertas para um novo programa de orientação ...

    COMEÇA VACINAÇÃO CONTRA DENGUE PARA CRIANÇAS DE 10 E 11 ANOS EM JAGUARIÚNA

  • Crianças de 10 e 11 anos começaram a receber a primeira dose da vacina contra a dengue em Jaguariúna ...