Curso prevenção

TRABALHADORES E PRODUTORES RURAIS APRENDEM TÉCNICAS DE PREVENÇÃO E COMBATE DE INCÊNDIOS NO CAMPO

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio do Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), realizou nos dias 21 e 22 de junho o curso de Técnicas de Prevenção e Combate de Incêndio no Campo. O objetivo é que os trabalhadores e produtores rurais da cidade estejam preparados para enfrentar o período de estiagem, quando as condições climáticas aumentam o risco de ocorrência de incêndios florestais. 

Durante o curso todos puderam aprender sobre quais os elementos necessários para o surgimento de incêndios, de que forma ocorre sua propagação no campo, os tipos de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) necessários, os riscos mais comuns de acidentes que uma pessoa pode estar exposta no combate a incêndio, e ainda, uma noção básica sobre primeiros-socorros. 

Após ser passada a teoria, também foi realizada uma aula prática onde os participantes aprenderam a fazer os abafadores, aceiros e apagar princípios de incêndio, além de conhecer os tipos de ferramentas e equipamentos que podem ser utilizados para extinção do fogo, e quais os tipos de incêndios mais comuns que ocorrem.

Os efeitos das queimadas são desastrosos ao meio ambiente, agredindo o solo, poluindo o ar e influenciando diretamente na saúde pública, além de poderem colocar em risco patrimônios naturais e culturais.

Por isso, durante o curso, os alunos também receberam informações importantes que destacam que com a medida preventiva, o produtor rural deve adotar em sua propriedade a construção e a manutenção de aceiros de no mínimo três metros de largura, feito nas cercas de divisas da propriedade e nas cercas internas antes do período de estiagem. 

De acordo com a secretaria de Meio Ambiente, o aceiro é ação obrigatória em toda propriedade rural, sendo a principal medida preventiva para se evitar a propagação de incêndios, evitando que as queimadas se propaguem, além de facilitar o acesso das equipes de combate ao foco do incêndio.

Caso uma queimada se inicie em um imóvel rural é dever do proprietário tomar as providências possíveis a fim de se apagar o fogo e evitar a propagação do mesmo causando novas queimadas. 

A secretária de Meio Ambiente, Rita Bergamasco, alerta que os efeitos das queimadas são desastrosos ao meio ambiente. “Quando os incêndios ocorrem, o solo é agredido e o ar poluído. Isso influencia diretamente a saúde pública e poder colocar em risco patrimônios naturais e culturais. Por isso esse curso preventivo é muito importante”, disse a secretária.

QUEIMADAS SÃO PROIBIDAS EM JAGUARIÚNA
A prática de queimadas ou a omissão ou a ausência de ações preventivas dentro de uma propriedade rural enquadram-se como Crime Ambiental com possibilidade de reclusão além de multa.

Na área urbana do município as queimadas são proibidas pela Lei Municipal nº 2.223/2014. Pela legislação, é vedada a execução de queimadas parciais ou totais de materiais resultantes de limpeza de terrenos, varrição de passeios ou vias públicas, podas ou extrações ou qualquer outro material na zona urbana do município. 

A lei municipal também obriga os proprietários de lotes vagos a mantê-los limpos, evitando a ocorrência de queimadas criminosas e a aglomeração de animais peçonhentos.
 

Imprensa

Reportagem:

Licia Mangiavacchi

Fotos:Divulgação

SAÚDE REFORÇA IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO CONTRA A COVID E CUIDADOS COM HIGIENE 

Com o aumento de casos de Covid-19 em todo o estado, devido ao aparecimento de novas variantes do coronavírus, ...

MUTIRÃO DE OFTALMOLOGIA ATENDE PACIENTES NO SÁBADO

O mutirão de oftalmologia realizado no último sábado, dia 19, no Centro de Especialidades de Jaguariúna atendeu 37 pessoas. ...

CASTRAMÓVEL ATENDE NO FLORIANÓPOLIS NESTA TERÇA-FEIRA

O Castramóvel de Jaguariúna volta a atender nesta terça-feira, dia 22 de novembro, no Parque José Pires Júnior, no ...

CARRETA DA MAMOGRAFIA ATENDE QUASE 300 MULHERES EM JAGUARIÚNA

A Carreta da Mamografia que permaneceu no estacionamento do Centro Cultural, em Jaguariúna até o último sábado, dia 19, ...

FEIRA NOTURNA TEM EDIÇÃO ESPECIAL DO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Neste mês de novembro em que o Dia da Consciência Negra, dia 20, é lembrado pela sua grande importância, ...

5ª CORRIDA TURÍSTICA DE JAGUARIÚNA REÚNE 1.200 PARTICIPANTES

A 5ª edição da Corrida Turística de Jaguariúna reuniu 1.200 participantes neste domingo, dia 20 de novembro. Os atletas ...

JAGUARIÚNA REALIZA CAMINHADA AZUL NO DIA 27 DE NOVEMBRO

Depois do sucesso da Caminhada Rosa, realizada em outubro para chamar a atenção para a saúde da mulher e ...

PROJETO DA ESCOLA DAS ARTES SERÁ APRESENTADO EM EVENTO INTERNACIONAL DA UNESCO

O projeto Escola das Artes de Jaguariúna será apresentado em evento internacional da Unesco, a Organização das Nações Unidas ...

FATEC DE MOGI MIRIM ABRE INSCRIÇÕES PARA O VESTIBULAR DO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2023

As inscrições para o vestibular da Faculdade de Tecnologia (Fatec) na cidade de Mogi Mirim estão abertas e os ...

AMANHÃ TEM MUTIRÃO DE OFTALMOLOGIA EM JAGUARIÚNA

A Secretaria de Saúde de Jaguariúna realizará mais um mutirão da saúde neste sábado, dia 19. Das 13h às ...