As obras de construção da ETA (Estação de Tratamento de Água) 5 de Jaguariúna já estão na fase final. A nova estação irá ampliar em 50 litros por segundo o abastecimento da cidade. Segundo o DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Jaguariúna, a previsão de entrega da ETA 5 é no final do próximo mês de outubro.
A obra é orçada em R$ 3,1 milhões com recursos do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), da Caixa Econômica Federal, e teve início em maio do ano passado. De acordo com o DAE, a fase final da obra inclui a interligação das estruturas e dos filtros.
“Essa obra de construção da ETA 5 é muito importante para a nossa cidade, pois há mais de 20 anos que Jaguariúna não realizava obras de ampliação das estações de tratamento, necessárias para acompanhar o desenvolvimento da cidade”, avalia a vice-prefeita e secretária do Meio Ambiente de Jaguariúna, Rita Bergamasco.
A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, também concluiu neste ano um conjunto de ações que permitiu a ampliação do tratamento de efluentes e fez o município atingir 100% do esgoto tratado em área urbana.
Foi construída uma rede de esgoto para coletar e interligar todo o efluente dos bairros Nova Jaguariúna 1, 2 e 3, Colina do Castelo e Jardim Botânico até a estação elevatória de esgoto bruto 2, localizada no bairro Nova Jaguariúna.