PREFEITURA IMPLANTA SISTEMA DE PROTEÇÃO DE FONTES MODELO CAXAMBU EM PROPRIEDADE RURAL
A Prefeitura de Jaguariúna, por meio do departamento de agropecuária e meio ambiente da secretaria de meio ambiente, realizou a implantação de Sistema de Proteção de Fontes Modelo Caxambu.
Essa ação foi idealizada com o objetivo de proteger e recuperar uma nascente participante do Programa Bacias Jaguariúna, que fica em uma propriedade rural.
A recuperação da nascente foi feita por meio do método “Fonte Caxambu”, desenvolvido em 2001 pela EPAGRI (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), considerada uma tecnologia que visa melhorar a qualidade do uso da água utilizada nas propriedades rurais.
De acordo com a diretora do departamento de agropecuária e meio ambiente, Aline Granghelli Catão, após a implantação da Fonte Caxambu na propriedade foi possível notar o aumento da disponibilidade e a melhora da qualidade da água.
“No ano de 2021 as chuvas ficaram abaixo da média e o departamento de agropecuária e meio ambiente observou que vários produtores do município sofreram com a escassez hídrica, essa ação vem justamente para auxiliar na sustentabilidade hídrica da propriedade”, avaliou ela.
FONTES MODELO CAXAMBU
O uso da proteção de fontes modelo Caxambu melhora as condições de proteção da nascente evitando a contaminação por meio do acesso de animais e processos erosivos, além de contribuir positivamente para qualidade e disponibilidade da água. Outra vantagem observada é o baixo custo de implantação do sistema.
PROGRAMA BACIAS JAGUARIÚNA
Esta ação faz parte do Programa Bacias Jaguariúna, criado pela Lei Municipal n.° 2218/2014, que visa à implantação de ações para a conservação e recuperação de mananciais no Município de Jaguariúna e incrementar os serviços ambientais relacionados principalmente com a disponibilidade e qualidade da água.