Prefeitura Municipal de Jaguariúna
Obras serviços coleta seletiva

VEJA OS DIAS E BAIRROS DA COLETA SELETIVA EM JAGUARIÚNA

  • Jaguariúna se destaca pelo programa de coleta seletiva implementado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços. O serviço atende toda a área urbana do município, oferecendo benefícios ambientais, sociais e econômicos.

    A coleta seletiva vai além da preservação ambiental. Ao promover a limpeza urbana e contribuir para a saúde pública, o programa também eleva a qualidade de vida dos cidadãos. Separando plástico, metais, papéis e vidros, os moradores participam ativamente de um esforço coletivo que reduz o impacto dos resíduos no meio ambiente.

    Além disso, o programa se destaca pela inclusão social, oferecendo uma oportunidade de recomeço para pessoas em situação de vulnerabilidade. Por meio da organização de catadores de materiais recicláveis, essas pessoas encontram no projeto uma porta de entrada para o mercado de trabalho, transformando-se em profissionais capacitados e contribuindo para a economia local.

    COMO FUNCIONA
    A coleta é organizada por regiões e segue um cronograma semanal, garantindo que todos os bairros da área urbana sejam atendidos ao menos uma vez por semana. No caso do Centro, o atendimento é ainda mais frequente, com coletas realizadas três vezes por semana.

    Cada residência recebe um saco de ráfia para depositar os resíduos secos, que devem estar limpos e livres de resíduos orgânicos. No dia programado, um caminhão passa pelas ruas acompanhado pela equipe da cooperativa, recolhendo os materiais para triagem. O destino final são centros de reciclagem, onde os itens são processados para reaproveitamento.

    COMO PARTICIPAR
    A colaboração dos moradores é essencial para o sucesso do programa. É importante que os resíduos sejam descartados corretamente, seguindo as orientações de limpeza e separação. Além disso, o uso do saco de ráfia fornecido facilita a coleta e o transporte dos materiais.

    Confira neste link o cronograma completo da coleta seletiva: CLIQUE AQUI
     

    Imprensa

    Reportagem:

    Ricardo Alécio

    Fotos:Arquivo

    ‘CARNAJAGUÁ’ VAI AGITAR O PARQUE SANTA MARIA A PARTIR DESTA SEXTA

    O CarnaJaguá 2025 promete agitar os foliões em Jaguariúna a partir desta sexta-feira, dia 28 de fevereiro. O evento ...

    SAÚDE INICIA MUTIRÃO NESTE SÁBADO

  • A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia neste sábado , 1º de março, o ...

    PREFEITURA REFORÇA SINALIZAÇÃO DE SOLO EM AVENIDA

  • A Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Jaguariúna iniciou os serviços de sinalização de solo, como a pintura ...

    FEIRA NOTURNA ACONTECE HOJE NO BOULEVARD DO CENTRO CULTURAL

  • A tradicional Feira Noturna de Jaguariúna terá uma mudança de local nesta quarta-feira, dia 26 de fevereiro. Devido à ...

    JAGUARIÚNA GANHA 'EMBAIXADORES' NOS SETORES DE TURISMO, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E AGRONEGÓCIO

  • Três personalidades de destaque receberam nesta terça-feira, dia 25 de fevereiro, a missão de “Embaixadores” da cidade nos setores ...

    PAT TEM MUTIRÃO DE ENTREVISTA DE EMPREGO NESTA SEXTA

  • O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Jaguariúna sediará nesta sexta-feira, dia 28 de fevereiro, um mutirão de ...

    PROCURADORIA DA MULHER DA CÂMARA DE JAGUARIÚNA REALIZARÁ EVENTO NO DIA 8 DE MARÇO

  • A Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Jaguariúna vai realizar o Primeiro Ato Comemorativo ao Dia Internacional da ...

    AULAS DE HIDROGINÁSTICA E NATAÇÃO RETORNAM AO AZULÃO

  • Boa notícia para os amantes de atividades físicas e de bem-estar. A Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer de ...

    PAT E ANTONELLI REALIZAM MUTIRÃO DE ENTREVISTAS DE EMPREGO NESTA QUARTA 

  • O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Jaguariúna fará nesta quarta-feira, dia 26 de fevereiro, um mutirão de ...

    PREFEITURA DE JAGUARIÚNA PROMOVE FORMAÇÃO SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NESTA QUARTA

  • A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Escola de Gestão Pública "Dr. José Emílio Pires Bergamasco" e da Secretaria ...