Prefeitura Municipal de Jaguariúna
SAAEJA abastecimento

PRIMEIRA ETA NO RIO CAMANDUCAIA AMPLIARÁ EM 60% ABASTECIMENTO DE JAGUARIÚNA

  • A Prefeitura de Jaguariúna, por meio do SAAEJA (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Jaguariúna), deu início a uma importante obra de infraestrutura que marcará um novo capítulo no abastecimento de água do município. Trata-se da implantação de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) compacta, com captação de água bruta na bacia do Rio Camanducaia — uma área nunca antes explorada para fins de abastecimento público na cidade –, que ampliará a capacidade de abastecimento da cidade em 60%.

    Segundo o SAAEJA, a nova ETA Camanducaia terá capacidade inicial de tratamento de 50 litros por segundo, com possibilidade de expansão para até 150 litros por segundo em sua fase final, reforçando a segurança hídrica da cidade e preparando Jaguariúna para o crescimento sustentável.

    Nesta primeira fase, serão implantados dois módulos de 25 litros por segundo cada, totalizando 50 litros por segundo de água tratada — quantidade que permitirá o atendimento de aproximadamente 21.600 pessoas. A entrega da primeira fase, com os 50 l/s de capacidade, está prevista para o final de dezembro deste ano.

    A nova estrutura contará com tecnologia moderna e eficiente, sob a fiscalização técnica do SAAEJA, garantindo padrões de qualidade e segurança, e está sendo construída em área da Prefeitura de Jaguariúna localizada na Estrada Oscar Pereira Dias (JGR 010), em frente à Fazenda da Barra. A obra irá beneficiar diretamente os moradores dos bairros Guedes, Reserva da Barra, Ana Helena, Lago da Barra, Floresta, Santo Antônio do Jardim e Bom Jardim.

    No último dia 23 de julho, teve início a concretagem da fundação da ETA. Essa é a segunda etapa de concretagem da obra, que avança com a base pronta para receber os módulos de tratamento de água. 

    “Importante destacar que a estrutura de captação de água bruta já será entregue com capacidade plena para os 150 litros por segundo, assim como o tanque de contato e demais instalações de tratamento que suportarão essa vazão futura. Os demais quatro módulos que completarão a estação serão implantados conforme o avanço e a ocupação dos novos loteamentos da cidade”, informa o SAAEJA. “O SAAEJA reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, a modernização dos sistemas de abastecimento e a continuidade da missão de fornecer água de qualidade para toda a população de Jaguariúna”, completa.
     

    Imprensa

    Reportagem:

    Ricardo Alécio

    Fotos:Diego Monarin

    SÁBADO TEM ESPETÁCULO GRATUITO NO TEATRO DE JAGUARIÚNA

    Neste sábado, dia 20, os jaguariunenses poderão ir ao teatro sem pagar nada. A peça Casa, Casais e Aiais... ...

    AMANHÃ TEM MUTIRÃO DE COMBATE À DENGUE NO 12 DE SETEMBRO, FINOTELLI E DONA LUIZA

    Mais três bairros serão visitados pelas equipes da Secretaria de Saúde de Jaguariúna neste sábado, dia 20 de maio, ...

    VENHA DANÇAR NO 3º BAILE DA ESTAÇÃO DE GUEDES

    Quem gosta de dançar e se divertir não pode perder o 3º Baile da Estação de Guedes que acontecerá ...

    BAILE DA TERCEIRA IDADE COMEMOROU O DIA DAS MÃES

    O salão multimodal do parque Serra Dourada, em Jaguariúna, foi palco de uma festa muito divertida nesta tarde de ...

    PREFEITURA DE JAGUARIÚNA FAZ RECAPEAMENTO EM VIAS DOS BAIRROS DONA IRMA, BERLIM E SANTA CRUZ

    A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços, está recapeando as vias dos bairros ...

    CINCO JOGOS DO BASQUETE DE JAGUARIÚNA PROMETEM AGITAR O GINÁSIO DO AZULÃO

    Os times de basquete de Jaguariúna irão disputar cinco jogos de hoje, dia 18, até sábado, dia 20. São ...

    SAÚDE DE JAGUARIÚNA REALIZA AÇÃO DO DIA NACIONAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL

    A Secretaria de Saúde de Jaguariúna, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e da Unidade Básica de ...

    3ª CORRIDA E CAMINHADA DA APAE ACONTECE NESTE DOMINGO; CONFIRA COMO FICA O TRÂNSITO

    A 3ª Corrida e Caminhada da APAE de Jaguariúna acontece neste domingo, dia 21 de maio, com apoio da ...

    SAÚDE REALIZA MUTIRÃO CONTRA A DENGUE EM TRÊS BAIRROS NESTE SÁBADO

    A Secretaria de Saúde de Jaguariúna realiza neste sábado, dia 20 de maio, mutirão contra a dengue nos bairros ...

    DOMINGO TEM III COPA JAGUARIÚNA DE VOLEI DE PRAIA 4X4

    As quadras de areia do Centro de Lazer do Trabalhador “Lebrão” serão palco da 1ª etapa da III Copa ...