Saúde saúde mental parceria

PREFEITURA DE JAGUARIÚNA E UNIFAJ LANÇAM PROJETO INÉDITO SOBRE SAÚDE MENTAL

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e o Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ), do Grupo UniEduK, lançam nesta quinta-feira, dia 16, às 19h, o novo Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM). A nova unidade atende à demanda crescente por atendimento em saúde mental, principalmente após a pandemia de Covid-19.

Em São Paulo, segundo a Secretaria da Saúde, 12% de toda a população do Estado necessita de algum tipo de atendimento, seja ele contínuo ou eventual. Somente no ano passado, 233 mil pessoas procuraram ajuda em ambulatórios e hospitais. Em 2021, esse número era 230,5 mil. 

Dados relevam ainda que 3% da população no Estado sofre com transtornos mentais severos e persistentes, enquanto que mais de 6% da população no estado apresenta transtornos psiquiátricos graves decorrentes do uso de álcool. 

O CISM será desenvolvido em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a Universidade de Yale, a Universidade de Harvard, o Instituto Karolinska, além da iniciativa privada por meio do Banco Industrial do Brasil. 

“É fato que a demanda da população por cuidados mentais aumentou muito, sobretudo com a pandemia de Covid. Por isso fechamos essa parceria para a criação do Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental. É um privilégio poder contar com mais essa parceria com o Grupo UniEduk”, disse o prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis.

“Esse projeto vem em um momento em que o Município precisa investir ainda mais na área da saúde mental. Estamos muito felizes com essa importante parceria”, disse a secretária de Saúde de Jaguariúna, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão.

Nos próximos dez anos, o CISM tem por objetivo o desenvolvimento de tecnologias de saúde mental digital e implementação de intervenções efetivas e escaláveis para transformar e aumentar a acessibilidade em tratamentos de saúde mental no Sistema Único de Saúde (SUS), em Jaguariúna, em parceria com os profissionais da rede pública, docentes e alunos UniFAJ.

“O CISM é um projeto inédito que irá trazer inúmeros benefícios, tanto para alunos e docentes da UniFAJ quanto para os moradores de Jaguariúna. É algo que vai proporcionar avanços no aprimoramento e desenvolvimento conjunto de novas tecnologias e protocolos de tratamento da saúde mental, proporcionando melhor capacitação aos estudantes e futuros profissionais da área, bem como oferecer ao cidadão a oportunidade de tratamento mais assertivo e eficaz”, salienta o diretor da UniFAJ, professor Flávio Pacetta. 

O CISM atuará basicamente em três eixos. A primeira área envolve a necessidade de avançar nas pesquisas em Neurociência de Precisão em saúde mental. Isso será vinculado à Coorte Transgeracional Brasileira de Alto Risco para Transtornos Mentais, que permite pesquisadores e estudantes em ciências de saúde mental de ponta investigar os fatores genéticos e ambientais que precipitam transtornos mentais em um estudo com 2.511 crianças e adolescentes acompanhados por mais de uma década. 

A segunda área tem como foco desenvolver e testar novas tecnologias de intervenção em transtornos mentais, utilizando de soluções digitais e criando hubs de inovação no Estado de São Paulo. Entre estas iniciativas está o desenvolvimento de um aplicativo para tratamento de alcoolismo por meio do uso de um bafômetro portátil acoplado ao celular do paciente, premiando o tempo de abstinência de forma progressiva. 

O terceiro eixo vai atuar sobe a perspectiva de reduzir o tempo entre a descoberta de intervenções eficazes em saúde e sua utilização na prática clínica, percurso que hoje leva em torno de 20 anos. O CISM desenvolverá estudos com foco na implementação de intervenções de saúde mental sofisticadas, como terapia cognitivo-comportamental pela internet e visitas domiciliares focadas no apego seguro de mães e bebês ao SUS.

SERVIÇO
Lançamento do Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM) 
Quando: 16 de março 
Horário: às 19h 
Onde: Anfiteatro do Campus II da UniFAJ – Rodovia SP-340, KM 127, Tanquinho Velho – Jaguariúna
 

* Com informações da assessoria de imprensa da UniFAJ. 

Imprensa

Reportagem:

Ricardo Alécio

Fotos:Divulgação

BOM JARDIM RECEBE O PROGRAMA 'JAGUARIÚNA SOLIDÁRIA' AMANHÃ

  • O bairro Bom Jardim vai receber o programa Jaguariúna Solidária nesta quinta-feira, dia 18 de abril. A equipe do ...

    CONTAÇÃO DE HISTÓRIA ENCENADA 'A MENINA DA CABEÇA QUADRADA' NO PRÓXIMO DOMINGO

  • No dia 21 de abril, domingo, às 14h, na Praça Bairro Zambom, e às 17h, na quadra poliesportiva do ...

    MOBILIDADE URBANA REALIZA SERVIÇOS DE PINTURA DE SINALIZAÇÃO DE SOLO E OUTRAS AÇÕES EM VIAS DA CIDADE

  • A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, realiza nesta semana serviços de pintura de ...

    FEIRA NOTURNA TERÁ MÚSICA SERTANEJA COMO ATRAÇÃO NESTA QUARTA-FEIRA

  • O cantor sertanejo Rick Camparini será a atração musical da Feira Noturna de Jaguariúna nesta quarta-feira, dia 17 de ...

    JAGUARIÚNA LEVA RECORDE DE ATLETAS PARA A 26ª EDIÇÃO DOS JOGOS DA MELHOR IDADE

  • Um contingente recorde de atletas da terceira idade de Jaguariúna embarca nesta terça-feira rumo à cidade de Casa Branca ...

    JAGUARIÚNA IMPLANTA SÉRIE DE MEDIDAS PARA MELHORAR CAPACIDADE DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

  • A Secretaria de Meio Ambiente de Jaguariúna, através do Departamento de Água e Esgoto (DAE), implementou medidas para fortalecer ...

    ALUNOS DO PROJETO CAMPEÕES PARTICIPAM DO CIRCUITO REGIONAL DE ATLETISMO - ARA LESTE

  • No próximo sábado, dia 20 de abril, os alunos do Projeto Campeões- Primeiros Passos, participarão da primeira etapa do ...

    PREFEITURA DE JAGUARIÚNA AMPLIA EM QUASE 300% NÚMERO DE VAGAS PARA SOROTERAPIA NA UPA

  • A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ampliou em quase 300% neste ano a quantidade ...

    GINÁSTICA ARTÍSTICA DE JAGUARIÚNA É DESTAQUE EM COMPETIÇÕES 

  • No último sábado, 13 de abril, as alunas do nível avançado de ginástica artítica participaram da primeira etapa do ...

    BASQUETE SUB 18 DE JAGUARIÚNA TEM MAIS UM JOGO NO AZULÃO 

  • Na próxima quinta-feira, 18 de abril, a equipe jaguariunense Sub 18 joga no Ginásio do Azulão contra a equipe ...