Quem passar pelo Centro Cultural de Jaguariúna nesta sexta-feira, dia 26, irá se deparar com bolas gigantes que simbolizam os glóbulos brancos que são acometidos pela leucemia. No local será realizada a campanha #FEVEREIROLARANJA, mês de combate à doença e haverá profissionais da saúde para orientar e tirar as dúvidas da população sobre o assunto.
A ação realizada pelo Grupo Sasse Oncologia e Hematologia (SOnHe) com o apoio da Prefeitura de Jaguariúna tem como objetivo de alertar sobre os sintomas e conscientiza a população sobre esse câncer hematológico.
A secretária municipal de saúde de Jaguariúna, Maria do Carmo Pelisão, explica que a leucemia acontece devido a uma mutação genética e é uma doença maligna. “Mesmo durante a pandemia é fundamental que as pessoas continuem realizando seus exames de rotina. No caso do câncer, quando detectado precocemente, a chance de se ter sucesso no tratamento é maior”, alerta a secretária.
LEUCEMIA
A leucemia é o câncer dos tecidos formadores de sangue, incluindo a medula óssea. Existem muitos tipos, como leucemia linfoblástica aguda, leucemia mieloide aguda e leucemia linfocítica crônica.
Muitos pacientes com tipos de leucemia de crescimento lento não têm sintomas. Os tipos de leucemia de crescimento rápido podem causar sintomas que incluem fadiga, perda de peso, infecções frequentes e sangramento fácil ou hematomas.
Em 2020, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), quase 6 mil homens e 5 mil mulheres foram diagnosticados com leucemia no Brasil.