Prefeitura Municipal de Jaguariúna
Saúde animal microchipagem

PREFEITURA DE JAGUARIÚNA INICIA MICROCHIPAGEM DE ANIMAIS NESTA QUINTA-FEIRA

A Prefeitura de Jaguariúna inicia nesta quinta-feira, dia 27 de abril, o serviço de microchipagem de animais domésticos da cidade. O novo serviço vai começar no mutirão de castrações de cães e gatos que será realizado nesta quinta e sexta-feira, no Castramóvel do Parque Serra Dourada, das 8h às 17h. 

O serviço também será realizado no Posto de Atendimento Médico Veterinário da Prefeitura, para os animais que forem castrados. Nesta quarta-feira, um dos cães do canil da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) da Prefeitura recebeu o microchip, numa ação que serviu de teste para a chipagem no Castramóvel.

A chipagem vai permitir um maior controle sobre esses animais. O cadastramento possibilitará o acesso a serviços como identificação, castração, chipagem, consultas veterinárias e até fotos dos pets.  

Além do chip, que é instalado sob a pele do animal, há também uma placa externa com QR Code em que qualquer pessoa poderá, com um celular, ter acesso às informações básicas sobre o animal cadastrado. O tutor do animal também terá a posse de uma carteira de identificação do pet. 

Com isso, Jaguariúna se torna uma das primeiras cidades da região a oferecer esse tipo de serviço para a população. A cidade é pioneira na criação e manutenção de uma rede de saúde e bem-estar animal, composta pelo Posto de Atendimento Médico Veterinário, o Castramóvel, o Centro de Especialidade Animal – para fisioterapia e imagens de ultrassom –, centro cirúrgico no Castramóvel e unidade de Vigilância em Zoonoses. Todos os serviços são gratuitos.

CIDADE AMIGA DOS ANIMAIS
Em 2019, Jaguariúna conquistou o título de Cidade Amiga dos Animais, pela World Animal Protection (WAP). A cidade ficou em 15º lugar na classificação nacional, sendo um dos poucos municípios brasileiros a ter o selo Cidade Amiga dos Animais, obtido graças às políticas de bem-estar dos animais.  
 

Imprensa

Reportagem:

Ricardo Alécio

Fotos:Divulgação

JAGUARIÚNA GANHA CENTRO DE CONTROLE DA DENGUE PARA AGILIZAR ATENDIMENTO

  • A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, implementou um espaço exclusivo para acompanhamento dos pacientes ...

    CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTSAL FEMININO COMEÇA NO DIA 8 DE MARÇO

  • A Secretaria Municipal de Juventude, Esportes e Lazer da Prefeitura de Jaguariúna divulgou o calendário do futsal feminino. O ...

    CARNAVAL EM JAGUARIÚNA TERÁ ART POPULAR E NOVO LOCAL

    O Carnaval 2025 em Jaguariúna promete agitar os foliões neste ano com a apresentação do grupo Art Popular, referência ...

    SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE JAGUARIÚNA LANÇA PROJETO ‘DESENVOLVE NOS BAIRROS’

  • Com o objetivo de facilitar o acesso a serviços essenciais e impulsionar a geração de emprego e renda na ...

    CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL SÊNIOR VAI COMEÇAR NO DIA 9 DE MARÇO

  • O Campeonato Municipal de Futebol Sênior de Jaguariúna já tem data para começar. Segundo a Secretaria Municipal de Juventude, ...

    SECRETARIA DE OBRAS NOTIFICA 630 PROPRIETÁRIOS DE TERRENO PARA LIMPEZA

  • A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços, já notificou desde o início do ...

    INSCRIÇÕES PARA CURSO DE OVOS DE PÁSCOA JÁ ESTÃO ABERTAS

  • O Fundo Social de Solidariedade de Jaguariúna abre hoje as inscrições para o curso de Ovos de Páscoa, realizado ...

    VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AMARELA CONTINUA NOS BAIRROS FLORESTA E BOM JARDIM NESTE SÁBADO

  • A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, dará prosseguimento à vacinação seletiva contra a febre ...

    TURISMO DE JAGUARIÚNA PARTICIPA DE CONVENÇÃO DA MAIOR OPERADORA DE VIAGENS DO PAÍS

  • A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agronegócios de Jaguariúna participa da Convenção CVC, o maior evento da principal ...

    CENTRO DE ESPECIALIDADES MÉDICAS ATENDE TAMBÉM PELO WHATSAPP

  • O Centro de Especialidades Médicas de Jaguariúna agora conta com um número de Whatsapp para agendamento de retornos a ...