Prefeitura Municipal de Jaguariúna
Saúde doação de órgãos

JAGUARIÚNA LANÇA CAMPANHA PARA INCENTIVAR A DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai lançar na próxima semana uma campanha que tem o objetivo de incentivar a doação de órgãos. No Brasil, a Lei 9.434/1997, conhecida como “Lei dos Transplantes”, prevê a realização periódica de campanhas de incentivo à doação de órgãos, que depende de autorização da família ou pode ser feita ainda em vida.

Muitas pessoas têm receio de autorizar a doação de órgãos de parentes ou simplesmente rejeitam essa opção por vários motivos. Outras, no entanto, compreendem a importância desse gesto de solidariedade e altruísmo, que pode salvar várias vidas.

Esse é o caso de Thaina Thaís Miguel Elias, de 26 anos, moradora de Jaguariúna que autorizou a doação de órgãos da filha Maria Alice, de um ano e três meses, que faleceu este mês após se afogar numa piscina e permanecer hospitalizada por sete dias.

“Ela teve uma parada cardiorrespiratória, ficou sete dias internada na UTI, mas acabou tendo morte encefálica”, conta a mãe, que é escriturária no Hospital Municipal Walter Ferrari e tem mais duas filhas. “Está sendo bem difícil a perda dela, ela era tudo para mim e para a minha família, junto com as duas irmãzinhas que ficaram, mas estamos tentando ser fortes pelas duas”, diz.

Thaina conta que foram doados os dois rins, o fígado e o coração – que, segundo a mãe, foi transplantado em uma menina de um ano e três meses, mesma idade de Maria Alice –, além das córneas.

Mesmo num momento de perda e sofrimento, ela destaca a importância da doação de órgãos. “Sempre tive essa vontade em mim de doar os meus órgãos e sempre deixei claro para a minha família. Acho muito importante esse ato”, afirma Thaina. “Fico imaginando as mães que passam anos nesses lugares (hospitais), esperando um órgão para o filho. Por isso, não tive dúvida quando o pessoal da captação veio conversar comigo e autorizei a doação de todos os órgãos da Maria Alice.”

COMO FAZER PARA SER UM DOADOR DE ÓRGÃOS?
Segundo o Ministério da Saúde, quem deseja ser um doador de órgãos deve informar a família, para que após a morte os familiares possam autorizar a doação e retirada dos órgãos e tecidos.

No Brasil, a doação de órgãos e tecidos só é realizada após a autorização familiar.

Os órgãos doados vão para pacientes que necessitam de um transplante e estão aguardando em lista de espera. A lista é única, organizada por estado ou região, e monitorada pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT). 

Por isso, é necessário conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de órgãos e tecidos e, ao mesmo tempo, fazer com que as pessoas conversem com seus familiares e amigos sobre o assunto, deixando clara sua intenção de doar.
 

Imprensa

Reportagem:

Ricardo Alécio

Fotos:Ivair Oliveira

MÁFIA E UNIDOS DO FLORIPA VENCEM E LIDERAM SUPERVETERANOS

  • O Campeonato Municipal de Futebol Superveteranos 2025 prosseguiu neste domingo, 26, com mais três jogos e os destaques foram ...

    PREFEITURA REALIZA MANUTENÇÃO EM ESTRADA DO BAIRRO FLORESTA

  • Os serviços de manutenção pública não param. Nesta sexta-feira, a Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de ...

    BOULEVARD SEDIA ENCONTRO ANUAL DE CARROS ANTIGOS SÁBADO E DOMINGO

  • O gramado do Boulevard do Centro Cultural recebe neste fim de semana mais uma edição do Encontro Anual de ...

    BAIRRO CRUZEIRO DO SUL RECEBE MUTIRÃO CONTRA A DENGUE NESTE SÁBADO

  • Moradores do bairro Cruzeiro do Sul vão receber neste sábado, dia 25 de outubro, as equipes da Secretaria de ...

    JAGUARIÚNA REALIZA CONFERÊNCIA DE SANEAMENTO NA PRÓXIMA TERÇA

  • A Prefeitura de Jaguariúna realiza na próxima terça-feira, dia 28 de outubro, a Conferência de Saneamento. O evento acontecerá ...

    JAGUARIÚNA INAUGURA MONUMENTO A NABOR DE MORAES, EX-COMBATENTE DA REVOLUÇÃO DE 1932

  • Jaguariúna inaugurou o monumento em homenagem a Nabor de Moraes, soldado jaguariunense morto durante a Revolução Constitucionalista de 1932. ...

    OBRA DA NOVA ETA CAMANDUCAIA CHEGA A QUASE METADE DOS TRABALHOS CONCLUÍDOS

  • A obra da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) no Rio Camanducaia, realizada pela A Prefeitura de Jaguariúna ...

    ‘CAFÉ COM BOM HUMOR’ ANIMA PÚBLICO E TRAZ REFLEXÃO SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA IDOSOS

  • O espetáculo teatral “Café com Bom Humor”, que aborda de forma leve e emocionante o tema do combate à ...

    NESTE DOMINGO TEM ‘CAFÉ COM VIOLA’ NO BOULEVARD DO CENTRO CULTURAL

  • O Boulevard do Centro Cultural será o palco da edição de outubro do Café com Viola. O evento, tradicionalmente ...

    PRAÇA DA VILA GUILHERME RECEBE ‘JAGUARIÚNA SOLIDÁRIA’ NESTE SÁBADO

  • O programa Jaguariúna Solidária será realizado neste sábado, dia 25 de outubro, na Praça Celso Ataliba de Moraes, na ...