Prefeitura Municipal de Jaguariúna
Saúde tecnologia

JAGUARIÚNA CONCLUI INFORMATIZAÇÃO DA REDE PÚBLICA DE SAÚDE E INOVA COM ATENDIMENTO ON-LINE

  • A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, concluiu o processo de informatização das unidades públicas de saúde. Agora, todas as unidades do Município estão 100% informatizadas com utilização do sistema e-SUS e equipes qualificadas e treinadas. A informatização dá mais agilidade no atendimento e facilita a vida dos usuários.  

    O uso da tecnologia na saúde pública em Jaguariúna também está presente na implantação da telemedicina, que oferece atendimento complementar ao presencial convencional. 

    “Tais tecnologias têm o poder de romper barreiras geográficas, econômicas e culturais, tornando possível que pessoas em áreas mais distantes tenham acesso a um atendimento médico adequado”, informa a Secretaria de Saúde.

    Segundo a secretaria, as consultas médicas na rede pública de Jaguariúna estão a um clique do paciente, que não precisa mais procurar uma UBS para estas especialidades. “Tem toda a facilidade de agendar a consulta na palma da sua mão, basta ter o Cartão Cidadão e o aplicativo CCC Jaguariúna ou até mesmo entrar em contato via WhatsApp”, conclui a secretaria.

    No Prontuário Eletrônico do Cidadão, é possível organizar a agenda dos profissionais das UBS, orientando o fluxo de atendimento de acordo com as demandas agendadas e espontâneas do cidadão, bem como fazer o registro do seu atendimento ou orientar a resolução da necessidade do cidadão da melhor forma possível. 

    Veja como é fácil usar a rede pública de Saúde com o novo sistema informatizado:

    Paciente agendado:
     - Ao realizar o agendamento eletrônico (que pode ser feito presencialmente, por telefone, aplicativo de agendamento ou WhatsApp), o paciente recebe o comprovante de agendamento;
     - Na data agendada, o paciente se apresenta à recepção da unidade, que o insere no sistema para atendimento do profissional agendado; 
     - O profissional visualiza no sistema o nome do paciente a ser atendido e o chama para atendimento;
     - Todo atendimento é registrado: anamnese, diagnóstico, condutas, prescrições, encaminhamentos, solicitações de exames, etc;
     - Caso o paciente precise de outro atendimento na unidade, o profissional que realizou o primeiro atendimento pode encaminhar. Caso as demandas tenham sido solucionadas, o profissional encerra o atendimento.

    Paciente em demanda espontânea:
     - O paciente se dirige à recepção, solicitando atendimento;
     - O recepcionista insere o paciente no sistema para acolhimento com enfermeiro;
     - O profissional identifica a demanda do paciente e, se necessário, o encaminha para atendimento de outros profissionais ou, se resolvido o caso, encerra o atendimento.
     

    Imprensa

    Reportagem:

    Ricardo Alécio

    Fotos:Ivair Oliveira

    SELETIVA DO AMADORZÃO DEFINE NESTE FIM DE SEMANA QUEM DISPUTARÁ A TAÇA PRATA

    O fim de semana será definitivo para as equipes que estão disputando a Seletiva do Amadorzão. É a terceira ...

    ALUNOS DO PROGRAMA ‘QUALIFICA JAGUARIÚNA’ PARTICIPAM DE AULA INAUGURAL NA UNIFAJ

    Os 142 alunos selecionados para os cursos técnicos de administração, enfermagem e logística, do Programa Qualifica Jaguariúna, da Secretaria ...

    PREFEITURA REALIZA OPERAÇÃO TAPA-BURACOS NO JARDIM SÃO JOÃO

    A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços, realiza nesta quinta-feira, dia 9 de ...

    CONTRIBUINTE PODE BAIXAR GUIAS DO IPTU PELO SITE DA PREFEITURA E APLICATIVO ‘CIDADÃO ONLINE’; PAGAMENTO PODE SER FEITO POR PIX

    A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Administração e Finanças, disponibilizou nesta quinta-feira, dia 9 de ...

    ALUNOS DO PROATIV+ PASSAM POR AVALIAÇÃO FÍSICA NO GINÁSIO DO AZULÃO

    A dona de casa, Maria do Socorro de Oliveira, foi uma das primeiras alunas a fazer a avaliação física ...

    OBRA DE REFORMA ALTERA LOCAL DE ATENDIMENTO DO PAT DE JAGUARIÚNA

    A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social de Jaguariúna comunica que, devido às obras de reforma no prédio onde ...

    PREFEITURA DE JAGUARIÚNA VAI ANTECIPAR PAGAMENTO DA 1ª PARCELA DO 13º SALÁRIO DOS SERVIDORES 

    A Prefeitura de Jaguariúna irá antecipar o pagamento da primeira parcela do 13º salário aos servidores públicos municipais para ...

    MULHERES EMPREENDEDORAS INSPIRAM AS JAGUARIUNENSES NO 8 DE MARÇO

    O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, foi marcado por um evento especial realizado pela Prefeitura de Jaguariúna. Reunidas ...

    PREFEITURA DE JAGUARIÚNA REALIZA AÇÃO DE APOIO E ORIENTAÇÃO A USUÁRIOS DE DROGAS

    A Prefeitura de Jaguariúna deflagrou na manhã desta quarta-feira, dia 8 de março, uma ação conjunta entre as secretarias ...

    BAIRRO FLORESTA TERÁ INTERRUPÇÃO DE ENERGIA NESTA QUARTA E QUINTA-FEIRA

    A Secretaria de Obras e Serviços de Jaguariúna informa que a concessionária CPFL irá interromper o fornecimento de energia ...