Prefeitura Municipal de Jaguariúna
Saúde tecnologia

JAGUARIÚNA CONCLUI INFORMATIZAÇÃO DA REDE PÚBLICA DE SAÚDE E INOVA COM ATENDIMENTO ON-LINE

  • A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, concluiu o processo de informatização das unidades públicas de saúde. Agora, todas as unidades do Município estão 100% informatizadas com utilização do sistema e-SUS e equipes qualificadas e treinadas. A informatização dá mais agilidade no atendimento e facilita a vida dos usuários.  

    O uso da tecnologia na saúde pública em Jaguariúna também está presente na implantação da telemedicina, que oferece atendimento complementar ao presencial convencional. 

    “Tais tecnologias têm o poder de romper barreiras geográficas, econômicas e culturais, tornando possível que pessoas em áreas mais distantes tenham acesso a um atendimento médico adequado”, informa a Secretaria de Saúde.

    Segundo a secretaria, as consultas médicas na rede pública de Jaguariúna estão a um clique do paciente, que não precisa mais procurar uma UBS para estas especialidades. “Tem toda a facilidade de agendar a consulta na palma da sua mão, basta ter o Cartão Cidadão e o aplicativo CCC Jaguariúna ou até mesmo entrar em contato via WhatsApp”, conclui a secretaria.

    No Prontuário Eletrônico do Cidadão, é possível organizar a agenda dos profissionais das UBS, orientando o fluxo de atendimento de acordo com as demandas agendadas e espontâneas do cidadão, bem como fazer o registro do seu atendimento ou orientar a resolução da necessidade do cidadão da melhor forma possível. 

    Veja como é fácil usar a rede pública de Saúde com o novo sistema informatizado:

    Paciente agendado:
     - Ao realizar o agendamento eletrônico (que pode ser feito presencialmente, por telefone, aplicativo de agendamento ou WhatsApp), o paciente recebe o comprovante de agendamento;
     - Na data agendada, o paciente se apresenta à recepção da unidade, que o insere no sistema para atendimento do profissional agendado; 
     - O profissional visualiza no sistema o nome do paciente a ser atendido e o chama para atendimento;
     - Todo atendimento é registrado: anamnese, diagnóstico, condutas, prescrições, encaminhamentos, solicitações de exames, etc;
     - Caso o paciente precise de outro atendimento na unidade, o profissional que realizou o primeiro atendimento pode encaminhar. Caso as demandas tenham sido solucionadas, o profissional encerra o atendimento.

    Paciente em demanda espontânea:
     - O paciente se dirige à recepção, solicitando atendimento;
     - O recepcionista insere o paciente no sistema para acolhimento com enfermeiro;
     - O profissional identifica a demanda do paciente e, se necessário, o encaminha para atendimento de outros profissionais ou, se resolvido o caso, encerra o atendimento.
     

    Imprensa

    Reportagem:

    Ricardo Alécio

    Fotos:Ivair Oliveira

    MUTIRÃO DA SAÚDE COMEÇA NESTE SÁBADO COM EXAMES GINECOLÓGICOS

    Com o objetivo de atender mais pacientes e reduzir a fila de espera, a Prefeitura de Jaguariúna, por meio ...

    SAÚDE DE JAGUARIÚNA REALIZA AÇÃO DE PREVENÇÃO AO CÂNCER BUCAL

    A Secretaria de Saúde de Jaguariúna, por meio da coordenação do Departamento de Odontologia, promove neste mês ações de ...

    DEFESA CIVIL DE JAGUARIÚNA ALERTA: CUIDADO COM O FRIO!

    Depois de registrar baixas temperaturas Jaguariúna está em estado de atenção. A Defesa Civil alerta: a frente fria causada ...

    JAGUARIÚNA OBTÉM PELA 2ª VEZ CONSECUTIVA ‘NOTA A’ NO ÍNDICE DE FINANÇAS DO TESOURO NACIONAL 

    Pela segunda vez consecutiva, a Prefeitura de Jaguariúna obteve o melhor índice de avaliação da capacidade de pagamento (Capag) ...

    ETEC ABRE AMANHÃ AS INSCRIÇÕES PARA VESTIBULINHO

    Se você sonha em fazer um curso técnico de qualidade sem pagar nada não pode perder esta oportunidade. A ...

    JAGUARIÚNA NÃO REGISTRA ÓBITOS POR COVID HÁ QUASE DOIS MESES

    Jaguariúna não registra nenhuma morte por Covid-19 há quase dois meses. O último registro de óbito pela doença na ...

    CRAS NASSIF REALIZA CAMPANHA MAIO LARANJA DE COMBATE A ABUSO SEXUAL E INFANTIL

    Maio é o mês de conscientização da população sobre abuso sexual na infância e na adolescência. Em Jaguariúna, a ...

    FEIRA NOTURNA COMEÇA AMANHÃ COM SHOW DE DUPLA SERTANEJA

    A Feira Noturna de Jaguariúna já tem a primeira atração musical confirmada pela Secretaria de Turismo e Cultura. Amanhã, ...

    ASSISTÊNCIA SOCIAL DE JAGUARIÚNA RECEBE DOAÇÃO DE FILTROS DE ÁGUA DO ROTARY CLUB

    A Secretaria de Assistência Social de Jaguariúna recebeu nesta segunda-feira, dia 16, a doação de 30 filtros de água ...

    ESCOLA DAS ARTES ABRE INSCRIÇÕES PARA AUDIÇÃO DO ESPETÁCULO “O REI DO SHOW”

    Que tal participar de um grande espetáculo no Teatro Municipal Dona Zenaide, em Jaguariúna? A Prefeitura, por meio da ...