Prefeitura Municipal de Jaguariúna
Saúde tecnologia

JAGUARIÚNA CONCLUI INFORMATIZAÇÃO DA REDE PÚBLICA DE SAÚDE E INOVA COM ATENDIMENTO ON-LINE

  • A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, concluiu o processo de informatização das unidades públicas de saúde. Agora, todas as unidades do Município estão 100% informatizadas com utilização do sistema e-SUS e equipes qualificadas e treinadas. A informatização dá mais agilidade no atendimento e facilita a vida dos usuários.  

    O uso da tecnologia na saúde pública em Jaguariúna também está presente na implantação da telemedicina, que oferece atendimento complementar ao presencial convencional. 

    “Tais tecnologias têm o poder de romper barreiras geográficas, econômicas e culturais, tornando possível que pessoas em áreas mais distantes tenham acesso a um atendimento médico adequado”, informa a Secretaria de Saúde.

    Segundo a secretaria, as consultas médicas na rede pública de Jaguariúna estão a um clique do paciente, que não precisa mais procurar uma UBS para estas especialidades. “Tem toda a facilidade de agendar a consulta na palma da sua mão, basta ter o Cartão Cidadão e o aplicativo CCC Jaguariúna ou até mesmo entrar em contato via WhatsApp”, conclui a secretaria.

    No Prontuário Eletrônico do Cidadão, é possível organizar a agenda dos profissionais das UBS, orientando o fluxo de atendimento de acordo com as demandas agendadas e espontâneas do cidadão, bem como fazer o registro do seu atendimento ou orientar a resolução da necessidade do cidadão da melhor forma possível. 

    Veja como é fácil usar a rede pública de Saúde com o novo sistema informatizado:

    Paciente agendado:
     - Ao realizar o agendamento eletrônico (que pode ser feito presencialmente, por telefone, aplicativo de agendamento ou WhatsApp), o paciente recebe o comprovante de agendamento;
     - Na data agendada, o paciente se apresenta à recepção da unidade, que o insere no sistema para atendimento do profissional agendado; 
     - O profissional visualiza no sistema o nome do paciente a ser atendido e o chama para atendimento;
     - Todo atendimento é registrado: anamnese, diagnóstico, condutas, prescrições, encaminhamentos, solicitações de exames, etc;
     - Caso o paciente precise de outro atendimento na unidade, o profissional que realizou o primeiro atendimento pode encaminhar. Caso as demandas tenham sido solucionadas, o profissional encerra o atendimento.

    Paciente em demanda espontânea:
     - O paciente se dirige à recepção, solicitando atendimento;
     - O recepcionista insere o paciente no sistema para acolhimento com enfermeiro;
     - O profissional identifica a demanda do paciente e, se necessário, o encaminha para atendimento de outros profissionais ou, se resolvido o caso, encerra o atendimento.
     

    Imprensa

    Reportagem:

    Ricardo Alécio

    Fotos:Ivair Oliveira

    PROFESSORES, DEFICIENTES E PESSOAS COM COMORBIDADES JÁ PODEM SE VACINAR CONTRA A GRIPE

    A Campanha de vacinação contra a Gripe entrou em uma nova fase nesta semana, em Jaguariúna. A partir de ...

    VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 AGORA É FEITA NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE

    A Prefeitura de Jaguariúna começou a aplicar a vacina contra a covid-19 nesta segunda-feira, dia 9, em três Unidades ...

    JAGUARIÚNA FECHA 1º TRIMESTRE COM CRIAÇÃO DE VAGAS FORMAIS DE TRABALHO

    Jaguariúna segue com saldo positivo na criação de vagas formais de trabalho em 2022. Nos primeiros três meses do ...

    PREFEITURA ENTREGA KITS DE MATERIAL ESCOLAR PARA QUASE 8 MIL ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO

    A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da secretaria de educação, iniciou nesta segunda-feira, dia 9 de maio, a distribuição ...

    AZULÃO RECEBE RODADA DUPLA DA TAÇA EPTV DE FUTSAL NESTA SEGUNDA-FEIRA

    O time de futsal de Jaguariúna entra em quadra na noite desta segunda-feira, dia 9 de maio, às 20h45, ...

    PREFEITURA DE JAGUARIÚNA NOTIFICA CPFL E OPERADORAS E DÁ PRAZO PARA REPAROS EM FIAÇÕES

    A Prefeitura de Jaguariúna, por meio do Procon e das secretarias municipais de Obras e Serviços e de Mobilidade ...

    ESTÃO DEFINIDOS OS QUATRO TIMES QUE VÃO DISPUTAR A SEMIFINAL DO AMADORZÃO

    No último fim de semana a sétima rodada da Taça Ouro do Amadorzão a bola rolou e balançou a ...

    PRONTO ATENDIMENTO INFANTIL 24H ENTRA EM OPERAÇÃO NO HOSPITAL MUNICIPAL

    Entrou em operação nesta segunda-feira, dia 9 de maio, o Pronto Atendimento Infantil (PAI), centro destinado exclusivamente a demandas ...

    PROFISSIONAIS RURAIS PARTICIPAM DE CURSOS DE CAPACITAÇÃO GRATUITOS EM JAGUARIÚNA

    A Secretaria de Meio Ambiente de Jaguariúna, por meio do departamento de Agropecuária e Meio Ambiente, realizou semana passada ...

    FALTA DE ENERGIA INTERROMPE CAPTAÇÃO DE ÁGUA EM JAGUARIÚNA

    O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Jaguariúna informa que a captação de água da cidade foi interrompida ...