Prefeitura Municipal de Jaguariúna
Saúde tecnologia

JAGUARIÚNA CONCLUI INFORMATIZAÇÃO DA REDE PÚBLICA DE SAÚDE E INOVA COM ATENDIMENTO ON-LINE

  • A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, concluiu o processo de informatização das unidades públicas de saúde. Agora, todas as unidades do Município estão 100% informatizadas com utilização do sistema e-SUS e equipes qualificadas e treinadas. A informatização dá mais agilidade no atendimento e facilita a vida dos usuários.  

    O uso da tecnologia na saúde pública em Jaguariúna também está presente na implantação da telemedicina, que oferece atendimento complementar ao presencial convencional. 

    “Tais tecnologias têm o poder de romper barreiras geográficas, econômicas e culturais, tornando possível que pessoas em áreas mais distantes tenham acesso a um atendimento médico adequado”, informa a Secretaria de Saúde.

    Segundo a secretaria, as consultas médicas na rede pública de Jaguariúna estão a um clique do paciente, que não precisa mais procurar uma UBS para estas especialidades. “Tem toda a facilidade de agendar a consulta na palma da sua mão, basta ter o Cartão Cidadão e o aplicativo CCC Jaguariúna ou até mesmo entrar em contato via WhatsApp”, conclui a secretaria.

    No Prontuário Eletrônico do Cidadão, é possível organizar a agenda dos profissionais das UBS, orientando o fluxo de atendimento de acordo com as demandas agendadas e espontâneas do cidadão, bem como fazer o registro do seu atendimento ou orientar a resolução da necessidade do cidadão da melhor forma possível. 

    Veja como é fácil usar a rede pública de Saúde com o novo sistema informatizado:

    Paciente agendado:
     - Ao realizar o agendamento eletrônico (que pode ser feito presencialmente, por telefone, aplicativo de agendamento ou WhatsApp), o paciente recebe o comprovante de agendamento;
     - Na data agendada, o paciente se apresenta à recepção da unidade, que o insere no sistema para atendimento do profissional agendado; 
     - O profissional visualiza no sistema o nome do paciente a ser atendido e o chama para atendimento;
     - Todo atendimento é registrado: anamnese, diagnóstico, condutas, prescrições, encaminhamentos, solicitações de exames, etc;
     - Caso o paciente precise de outro atendimento na unidade, o profissional que realizou o primeiro atendimento pode encaminhar. Caso as demandas tenham sido solucionadas, o profissional encerra o atendimento.

    Paciente em demanda espontânea:
     - O paciente se dirige à recepção, solicitando atendimento;
     - O recepcionista insere o paciente no sistema para acolhimento com enfermeiro;
     - O profissional identifica a demanda do paciente e, se necessário, o encaminha para atendimento de outros profissionais ou, se resolvido o caso, encerra o atendimento.
     

    Imprensa

    Reportagem:

    Ricardo Alécio

    Fotos:Ivair Oliveira

    QUARTA DOSE DA VACINA CONTRA A COVID-19 COMEÇA A SER APLICADA NOS IDOSOS SEGUNDA-FEIRA

    Chegou a hora dos idosos que têm 80 anos ou mais tomarem a quarta dose da vacina contra a ...

    PREFEITURA PLANTA MUDAS DE ÁRVORES EM DOIS PONTOS DA CIDADE

    O Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente, da Prefeitura de Jaguariúna, realizou nesta quarta-feira, dia 16, o plantio de ...

    PREFEITURA DE JAGUARIÚNA AUMENTA BOLSAS DE ESTAGIÁRIOS EM MAIS DE 80%

    A Prefeitura de Jaguariúna vai reajustar as bolsas-auxílios dos estagiários da Administração Municipal em mais de 80%.  A informação ...

    ASSISTÊNCIA SOCIAL IMPLANTA SERVIÇO DE ACOLHIMENTO AO IMIGRANTE HAITIANO

    A Secretaria de Assistência Social de Jaguariúna, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Cruzeiro do Sul, ...

    FUNCIONÁRIOS DA EDUCAÇÃO RECEBEM TREINAMENTO DE PRIMEIROS SOCORROS

    Os profissionais da educação de Jaguariúna começaram a receber treinamento de primeiros socorros nesta segunda-feira, dia 14. A capacitação ...

    SAÚDE INICIA MAIS UMA SEMANA DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19

    A Secretaria Municipal de Saúde de Jaguariúna começa nesta segunda-feira, dia 14, mais uma semana de vacinação contra a ...

    PAT DE JAGUARIÚNA É SEDE DE PROGRAMA REGIONAL DE CAPACITAÇÃO

    O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Jaguariúna começou nesta segunda-feira, dia 14, um programa de ...

    JAGUARIÚNA REGISTRA SALDO POSITIVO DE EMPREGOS CRIADOS EM JANEIRO

    Jaguariúna começou o ano de 2022 da mesma forma que encerrou 2021: gerando novos postos formais de trabalho. Segundo ...

    EDUCAÇÃO INICIA PROJETO DE MATEMÁTICA E CAPACITA PROFESSORES DO 1º AO 5º ANO

    A Secretaria de Educação de Jaguariúna não para de se atualizar e dá continuidade ao programa Boas Práticas, premiado pelo ...

    DOMINGO TEM “CHAPEUZINHO VERMELHO” NO TEATRO DE JAGUARIÚNA

    O fim de semana da criançada de Jaguariúna vai ser muito mais divertido no domingo, dia 13, quando o ...