Prefeitura Municipal de Jaguariúna
Saúde tecnologia

JAGUARIÚNA CONCLUI INFORMATIZAÇÃO DA REDE PÚBLICA DE SAÚDE E INOVA COM ATENDIMENTO ON-LINE

  • A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, concluiu o processo de informatização das unidades públicas de saúde. Agora, todas as unidades do Município estão 100% informatizadas com utilização do sistema e-SUS e equipes qualificadas e treinadas. A informatização dá mais agilidade no atendimento e facilita a vida dos usuários.  

    O uso da tecnologia na saúde pública em Jaguariúna também está presente na implantação da telemedicina, que oferece atendimento complementar ao presencial convencional. 

    “Tais tecnologias têm o poder de romper barreiras geográficas, econômicas e culturais, tornando possível que pessoas em áreas mais distantes tenham acesso a um atendimento médico adequado”, informa a Secretaria de Saúde.

    Segundo a secretaria, as consultas médicas na rede pública de Jaguariúna estão a um clique do paciente, que não precisa mais procurar uma UBS para estas especialidades. “Tem toda a facilidade de agendar a consulta na palma da sua mão, basta ter o Cartão Cidadão e o aplicativo CCC Jaguariúna ou até mesmo entrar em contato via WhatsApp”, conclui a secretaria.

    No Prontuário Eletrônico do Cidadão, é possível organizar a agenda dos profissionais das UBS, orientando o fluxo de atendimento de acordo com as demandas agendadas e espontâneas do cidadão, bem como fazer o registro do seu atendimento ou orientar a resolução da necessidade do cidadão da melhor forma possível. 

    Veja como é fácil usar a rede pública de Saúde com o novo sistema informatizado:

    Paciente agendado:
     - Ao realizar o agendamento eletrônico (que pode ser feito presencialmente, por telefone, aplicativo de agendamento ou WhatsApp), o paciente recebe o comprovante de agendamento;
     - Na data agendada, o paciente se apresenta à recepção da unidade, que o insere no sistema para atendimento do profissional agendado; 
     - O profissional visualiza no sistema o nome do paciente a ser atendido e o chama para atendimento;
     - Todo atendimento é registrado: anamnese, diagnóstico, condutas, prescrições, encaminhamentos, solicitações de exames, etc;
     - Caso o paciente precise de outro atendimento na unidade, o profissional que realizou o primeiro atendimento pode encaminhar. Caso as demandas tenham sido solucionadas, o profissional encerra o atendimento.

    Paciente em demanda espontânea:
     - O paciente se dirige à recepção, solicitando atendimento;
     - O recepcionista insere o paciente no sistema para acolhimento com enfermeiro;
     - O profissional identifica a demanda do paciente e, se necessário, o encaminha para atendimento de outros profissionais ou, se resolvido o caso, encerra o atendimento.
     

    Imprensa

    Reportagem:

    Ricardo Alécio

    Fotos:Ivair Oliveira

    AÇÃO QUE ESTENDE HORÁRIO DE ATENDIMENTO EM UBSs DE JAGUARIÚNA É RECONHECIDA PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE

    O Ministério da Saúde reconheceu a ação da Secretaria Municipal de Saúde de Jaguariúna que desde 2018 estendeu para ...

    “NOITE DOS MUSICAIS” ABRE AS COMEMORAÇÕES DO ANIVERSÁRIO DE JAGUARIÚNA

    As comemorações do aniversário de Jaguariúna já vão começar neste fim de semana, dias 4 e 5, com a ...

    MEIO AMBIENTE DE JAGUARIÚNA INICIA PLANTIO DE MUDAS DO PROJETO POMAR URBANO

    O Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente da Secretaria de Meio Ambiente de Jaguariúna deu início nesta semana ao ...

    JAGUARIÚNA É A CIDADE MAIS INTELIGENTE E CONECTADA DO BRASIL PELA 3ª VEZ CONSECUTIVA

    Jaguariúna se mantém, pela terceira vez consecutiva, como a cidade brasileira mais inteligente e conectada dentre os municípios de ...

    DEFESA CIVIL DISCUTE PROGRAMA BOMBEIRO NA ESCOLA EM JAGUARIÚNA

    A diretora da Defesa Civil de Jaguariúna, Fernanda Tesche, recebeu nesta terça-feira, dia 31 de agosto, a visita do ...

    PREFEITURA DE JAGUARIÚNA CONCLUI RECAPEAMENTO EM PARTE DA RUA MARANHÃO

    A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços, concluiu o trabalho de recapeamento em ...

    PROJETO “CORRE JAGUARIÚNA” ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS

    O Projeto “Corre Jaguariúna”, desenvolvido pela secretaria de juventude, esportes e lazer da Prefeitura, está com inscrições abertas. Os ...

    MANUTENÇÃO NA REDE ELÉTRICA PELA CPFL INTERROMPE ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM 3 BAIRROS NESTA SEXTA, DIA 3

    O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Jaguariúna comunica aos moradores que ocorrerá interrupção no fornecimento de água ...

    ADOLESCENTES COMEMORAM VACINAÇÃO CONTRA A COVID EM JAGUARIÚNA

    Adolescentes de 15 a 17 anos não se incomodaram em aguardar na fila para receberem a primeira dose da ...

    OBRA DA NOVA ETA DE JAGUARIÚNA RECEBE CONCRETAGEM

    As obras de construção da ETA (Estação de Tratamento de Água) 5 de Jaguariúna continuam a todo o vapor. ...