Prefeitura Municipal de Jaguariúna
Saúde tecnologia

JAGUARIÚNA CONCLUI INFORMATIZAÇÃO DA REDE PÚBLICA DE SAÚDE E INOVA COM ATENDIMENTO ON-LINE

  • A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, concluiu o processo de informatização das unidades públicas de saúde. Agora, todas as unidades do Município estão 100% informatizadas com utilização do sistema e-SUS e equipes qualificadas e treinadas. A informatização dá mais agilidade no atendimento e facilita a vida dos usuários.  

    O uso da tecnologia na saúde pública em Jaguariúna também está presente na implantação da telemedicina, que oferece atendimento complementar ao presencial convencional. 

    “Tais tecnologias têm o poder de romper barreiras geográficas, econômicas e culturais, tornando possível que pessoas em áreas mais distantes tenham acesso a um atendimento médico adequado”, informa a Secretaria de Saúde.

    Segundo a secretaria, as consultas médicas na rede pública de Jaguariúna estão a um clique do paciente, que não precisa mais procurar uma UBS para estas especialidades. “Tem toda a facilidade de agendar a consulta na palma da sua mão, basta ter o Cartão Cidadão e o aplicativo CCC Jaguariúna ou até mesmo entrar em contato via WhatsApp”, conclui a secretaria.

    No Prontuário Eletrônico do Cidadão, é possível organizar a agenda dos profissionais das UBS, orientando o fluxo de atendimento de acordo com as demandas agendadas e espontâneas do cidadão, bem como fazer o registro do seu atendimento ou orientar a resolução da necessidade do cidadão da melhor forma possível. 

    Veja como é fácil usar a rede pública de Saúde com o novo sistema informatizado:

    Paciente agendado:
     - Ao realizar o agendamento eletrônico (que pode ser feito presencialmente, por telefone, aplicativo de agendamento ou WhatsApp), o paciente recebe o comprovante de agendamento;
     - Na data agendada, o paciente se apresenta à recepção da unidade, que o insere no sistema para atendimento do profissional agendado; 
     - O profissional visualiza no sistema o nome do paciente a ser atendido e o chama para atendimento;
     - Todo atendimento é registrado: anamnese, diagnóstico, condutas, prescrições, encaminhamentos, solicitações de exames, etc;
     - Caso o paciente precise de outro atendimento na unidade, o profissional que realizou o primeiro atendimento pode encaminhar. Caso as demandas tenham sido solucionadas, o profissional encerra o atendimento.

    Paciente em demanda espontânea:
     - O paciente se dirige à recepção, solicitando atendimento;
     - O recepcionista insere o paciente no sistema para acolhimento com enfermeiro;
     - O profissional identifica a demanda do paciente e, se necessário, o encaminha para atendimento de outros profissionais ou, se resolvido o caso, encerra o atendimento.
     

    Imprensa

    Reportagem:

    Ricardo Alécio

    Fotos:Ivair Oliveira

    SAÚDE VOLTA A VACINAR POPULAÇÃO CONTRA A COVID-19 NESTA QUINTA-FEIRA

    A Campanha de vacinação contra a covid-19 volta a acontecer normalmente em Jaguariúna nesta quinta-feira, dia 03. A Secretaria ...

    CONFIRA O QUE ABRE E FECHA NESTE FERIADO DE CARNAVAL

    Nesta sexta-feira, dia 25, as repartições públicas entraram em recesso municipal, voltando a funcionar normalmente na quinta-feira, dia 03, ...

    ROMPIMENTO DE ADUTORA INTERROMPE ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM 4 BAIRROS NESTA SEXTA

    O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Jaguariúna informa que, devido ao rompimento de ...

    MOBILIDADE URBANA PROMOVE PALESTRA SOBRE PREVENÇÃO DE ACIDENTES EM EMPRESA DE JAGUARIÚNA

    A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Jaguariúna promoveu nesta quarta-feira (23) mais uma palestra sobre prevenção a acidentes ...

    PREFEITURA DE JAGUARIÚNA CONVOCA SELECIONADOS PARA O PROGRAMA BOLSA TRABALHO

    A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social da Prefeitura de Jaguariúna começou a convocar os selecionados para o Bolsa ...

    MAIS DE 2,2 MIL PESSOAS AINDA NÃO APARECERAM PARA RECEBER A 2ª DOSE DA VACINA CONTRA A COVID EM JAGUARIÚNA

    Um total de 2.207 pessoas aptas a serem vacinadas contra a Covid-19 em Jaguariúna ainda não compareceram às unidades ...

    OBRAS REALIZA MANUTENÇÃO EM GALERIA DE ÁGUAS PLUVIAIS NO RESERVA DA BARRA

    A Secretaria Municipal de Obras e Serviços de Jaguariúna realizou nesta quarta-feira, dia 23 de fevereiro, manutenção na tubulação ...

    PREFEITURA DE JAGUARIÚNA REALIZA OPERAÇÃO TAPA-BURACOS NESTA QUARTA-FEIRA 

    A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços, realiza nesta quarta-feira, dia 23 de ...

    CAMPOS DE FUTEBOL DE JAGUARIÚNA PASSAM POR MANUTENÇÃO PARA O AMADORZÃO

    Falta menos de um mês para o início do campeonato de futebol Amadorzão começar aqui em Jaguariúna e a ...

    PREFEITURA DE JAGUARIÚNA INVESTE R$ 243 MILHÕES EM SAÚDE E EDUCAÇÃO EM 2021

    A Prefeitura de Jaguariúna investiu um total de R$ 242,7 milhões nas áreas de Saúde e Educação em 2021. ...