Prefeitura Municipal de Jaguariúna
Saúde tecnologia

JAGUARIÚNA CONCLUI INFORMATIZAÇÃO DA REDE PÚBLICA DE SAÚDE E INOVA COM ATENDIMENTO ON-LINE

  • A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, concluiu o processo de informatização das unidades públicas de saúde. Agora, todas as unidades do Município estão 100% informatizadas com utilização do sistema e-SUS e equipes qualificadas e treinadas. A informatização dá mais agilidade no atendimento e facilita a vida dos usuários.  

    O uso da tecnologia na saúde pública em Jaguariúna também está presente na implantação da telemedicina, que oferece atendimento complementar ao presencial convencional. 

    “Tais tecnologias têm o poder de romper barreiras geográficas, econômicas e culturais, tornando possível que pessoas em áreas mais distantes tenham acesso a um atendimento médico adequado”, informa a Secretaria de Saúde.

    Segundo a secretaria, as consultas médicas na rede pública de Jaguariúna estão a um clique do paciente, que não precisa mais procurar uma UBS para estas especialidades. “Tem toda a facilidade de agendar a consulta na palma da sua mão, basta ter o Cartão Cidadão e o aplicativo CCC Jaguariúna ou até mesmo entrar em contato via WhatsApp”, conclui a secretaria.

    No Prontuário Eletrônico do Cidadão, é possível organizar a agenda dos profissionais das UBS, orientando o fluxo de atendimento de acordo com as demandas agendadas e espontâneas do cidadão, bem como fazer o registro do seu atendimento ou orientar a resolução da necessidade do cidadão da melhor forma possível. 

    Veja como é fácil usar a rede pública de Saúde com o novo sistema informatizado:

    Paciente agendado:
     - Ao realizar o agendamento eletrônico (que pode ser feito presencialmente, por telefone, aplicativo de agendamento ou WhatsApp), o paciente recebe o comprovante de agendamento;
     - Na data agendada, o paciente se apresenta à recepção da unidade, que o insere no sistema para atendimento do profissional agendado; 
     - O profissional visualiza no sistema o nome do paciente a ser atendido e o chama para atendimento;
     - Todo atendimento é registrado: anamnese, diagnóstico, condutas, prescrições, encaminhamentos, solicitações de exames, etc;
     - Caso o paciente precise de outro atendimento na unidade, o profissional que realizou o primeiro atendimento pode encaminhar. Caso as demandas tenham sido solucionadas, o profissional encerra o atendimento.

    Paciente em demanda espontânea:
     - O paciente se dirige à recepção, solicitando atendimento;
     - O recepcionista insere o paciente no sistema para acolhimento com enfermeiro;
     - O profissional identifica a demanda do paciente e, se necessário, o encaminha para atendimento de outros profissionais ou, se resolvido o caso, encerra o atendimento.
     

    Imprensa

    Reportagem:

    Ricardo Alécio

    Fotos:Ivair Oliveira

    “NOITE DOS MUSICAIS” ABRE AS COMEMORAÇÕES DO ANIVERSÁRIO DE JAGUARIÚNA

    As comemorações do aniversário de Jaguariúna já vão começar neste fim de semana, dias 4 e 5, com a ...

    MEIO AMBIENTE DE JAGUARIÚNA INICIA PLANTIO DE MUDAS DO PROJETO POMAR URBANO

    O Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente da Secretaria de Meio Ambiente de Jaguariúna deu início nesta semana ao ...

    JAGUARIÚNA É A CIDADE MAIS INTELIGENTE E CONECTADA DO BRASIL PELA 3ª VEZ CONSECUTIVA

    Jaguariúna se mantém, pela terceira vez consecutiva, como a cidade brasileira mais inteligente e conectada dentre os municípios de ...

    DEFESA CIVIL DISCUTE PROGRAMA BOMBEIRO NA ESCOLA EM JAGUARIÚNA

    A diretora da Defesa Civil de Jaguariúna, Fernanda Tesche, recebeu nesta terça-feira, dia 31 de agosto, a visita do ...

    PREFEITURA DE JAGUARIÚNA CONCLUI RECAPEAMENTO EM PARTE DA RUA MARANHÃO

    A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços, concluiu o trabalho de recapeamento em ...

    PROJETO “CORRE JAGUARIÚNA” ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS

    O Projeto “Corre Jaguariúna”, desenvolvido pela secretaria de juventude, esportes e lazer da Prefeitura, está com inscrições abertas. Os ...

    MANUTENÇÃO NA REDE ELÉTRICA PELA CPFL INTERROMPE ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM 3 BAIRROS NESTA SEXTA, DIA 3

    O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Jaguariúna comunica aos moradores que ocorrerá interrupção no fornecimento de água ...

    ADOLESCENTES COMEMORAM VACINAÇÃO CONTRA A COVID EM JAGUARIÚNA

    Adolescentes de 15 a 17 anos não se incomodaram em aguardar na fila para receberem a primeira dose da ...

    OBRA DA NOVA ETA DE JAGUARIÚNA RECEBE CONCRETAGEM

    As obras de construção da ETA (Estação de Tratamento de Água) 5 de Jaguariúna continuam a todo o vapor. ...

    PESCARIA PARA IDOSOS VOLTA A ACONTECER NO PARQUE DOS LAGOS

    Quem gosta de uma boa pescaria já pode separar a vara e o anzol porque o Parque dos Lagos ...