A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará um mutirão para a realização de cirurgias de pterígio neste final de semana, nos dias 18 e 19 de maio, sábado e domingo. Durante a ação, 120 pacientes que aguardavam o procedimento desde 2022 através da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS), do Governo do Estado, serão operados.
O mutirão foi planejado como resposta à demanda reprimida de cirurgias, que não pôde ser atendida pela oferta regular de vagas. Desde 2022, quando o município realizou seu primeiro mutirão, a espera pelo procedimento continuou a crescer.
O pterígio é uma condição ocular que pode variar desde pequenas lesões até formações grandes e agressivas. Essas lesões fibrovasculares podem distorcer a topografia da córnea e, em casos avançados, ocluir o centro ótico da córnea, afetando a visão. A doença é mais comum em pessoas que passam muito tempo ao ar livre, expostas ao sol e ao vento, e pode afetar um ou ambos os olhos. Embora geralmente não seja grave, o pterígio pode causar sintomas desagradáveis aos pacientes.
A Secretaria de Saúde de Jaguariúna tem adotado a estratégia de mutirões para atender pacientes na fila da CROSS, principalmente aqueles cujos atendimentos foram adiados devido à pandemia de Covid-19. “Reduzir essas filas e, sobretudo, atender e dar acesso e resolutividade ao nosso paciente que aguarda por procedimentos e exames especializados é nossa prioridade”, informa a secretaria. “Dentro de nossa capacidade instalada, realizamos essas ações com a contratação de serviços especializados pontualmente.”