A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria de Saúde, divulgou os resultados positivos no enfrentamento à dengue. Dados oficiais apontam que o município obteve uma redução de 90% nos casos confirmados da doença, reflexo de um trabalho contínuo de vigilância, prevenção e mobilização comunitária.
De acordo com o relatório epidemiológico, em janeiro de 2025 foram registrados 524 casos confirmados, enquanto que no mesmo mês deste ano o número caiu para apenas 54 casos.
A taxa de incidência também apresentou queda expressiva, passando de 579 para 93 casos por 100 mil habitantes, uma diminuição de 84% até a Semana Epidemiológica 04.
Segundo a Secretaria de Saúde, os números positivos são resultado de uma série de ações estratégicas realizadas ao longo do ano, com destaque para os mutirões de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti em diversos bairros da cidade. As equipes de Vigilância Epidemiológica intensificaram visitas domiciliares, vistorias em imóveis, eliminação de criadouros e orientação direta aos moradores.
A pasta também destaca a campanha de vacinação contra a dengue, a criação do Centro de Controle da Dengue, que coordenou estratégias de enfrentamento à doença, o Programa Dia D contra a Dengue nas Escolas, além da Central de Telemonitoramento da Dengue (Hub da Dengue), em parceria com a UniFAJ, e a nebulização (fumacê) nos bairros, entre outras ações.
“Apesar do cenário favorável, a Prefeitura reforça que o combate à dengue é permanente e depende do envolvimento de toda a população. As ações de vigilância e prevenção continuarão sendo intensificadas para manter os índices baixos e garantir mais saúde e qualidade de vida aos moradores de Jaguariúna”, informa a Secretaria de Saúde.


