Prefeitura Municipal de Jaguariúna
Meio Ambiente parques vistoria

PREFEITURA DE JAGUARIÚNA INTENSIFICA VISTORIA DE ÁRVORES EM PARQUES PÚBLICOS

A Prefeitura de Jaguariúna está intensificando as vistorias em parques e praças públicos a partir desta quarta-feira, dia 25 de janeiro. O Departamento de Proteção e Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente deram início a uma ação conjunta com o objetivo de evitar quedas de árvores nesses espaços. 

Segundo Fernanda Tesche, diretora da Defesa Civil de Jaguariúna, o trabalho preventivo consiste em cortar e podar as árvores que comprovadamente estão com risco de queda.

“É importante frisar que todas as árvores que necessitarão de poda ou corte é porque realmente apresentam risco de queda, podendo acarretar danos materiais e risco à integridade física da população”, afirma Fernanda. 

A ação de poda e corte de árvores é regulamentada por lei municipal e só pode ser realizada mediante a autorização, baseada em laudo técnico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, após vistoria solicitada pelo morador.

“Em caso de queda de árvores, o cidadão deve acionar o Corpo de Bombeiros, através do telefone 193, e se houver dano ou ameaça à rede elétrica, o fato precisa ser comunicado à CPFL”, lembra Fernanda. 

Em caso de propriedades particulares, como medida de prevenção, a Defesa Civil orienta o cidadão a observar quaisquer anormalidades nas árvores, seja uma inclinação acentuada, grandes fendas ou fraturas, queda de galhos, presença de cupins, formigueiro ou qualquer outro tipo de comprometimento, principalmente nas raízes. 

“Assim ele deve comunicar à Secretaria de Meio Ambiente, através de uma solicitação no Departamento de Protocolo, onde a Secretaria irá realizar uma vistoria para identificar se existe o risco de queda iminente e, consequentemente, irá realizar a ação mais adequada para solucionar o problema”, conclui a diretora da Defesa Civil.

O atendimento do Departamento de Proteção e Defesa Civil funciona 24 horas, pelo telefone de emergência 199 e telefone 3867-1339.
 

Imprensa

Reportagem:

Ricardo Alécio

Fotos:Ivair Oliveira

PREFEITURA DE JAGUARIÚNA PROMOVE OFICINA DE ESCRITA CRIATIVA NO PARQUE DOS LAGOS

No dia 10 de maio, a Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realizará uma Oficina ...

VACINAÇÃO DA GRIPE JÁ IMUNIZOU QUASE 5 MIL PESSOAS EM JAGUARIÚNA

  •  A campanha de vacinação contra a gripe em Jaguariúna já imunizou até o momento um total de 4.879 pessoas ...

    JAGUARIÚNA SEDIA CURSO DE MONITORIA DE TURISMO RURAL

  • Foi encerrado hoje, 29, em Jaguariúna, o Curso de Monitoria na Propriedade de Turismo no Meio Rural. As atividades ...

    ENTREGA DAS CESTAS BÁSICAS DOS SERVIDORES

    A Secretaria de Governo da Prefeitura de Jaguariúna informa:

    A entrega da cesta básica do mês de maio de 2025 ...

    PREFEITURA REALIZA SERVIÇOS DE ROÇAGEM NESTA TERÇA 

  • A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços, realiza nesta terça-feira serviços de roçagem ...

    COMEÇAM AS INSCRIÇÕES PARA CURSOS GRATUITOS NO EXPRESSO SICOOB EM JAGUARIÚNA

  • As inscrições para os cursos do Expresso Sicoob começaram nesta segunda-feira, dia 28 de abril, em Jaguariúna. A iniciativa ...

    SAAEJA EXECUTA OBRA PARA MELHORAR ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO CAPELA SANTO ANTÔNIO, PINHEIROS, FLORIANÓPOLIS E VILA PRIMAVERA

  • O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAEJA) realizou nesta segunda-feira, dia 28 de abril, a interligação do novo ...

    PREFEITURA REALIZA OPERAÇÃO TAPA-BURACOS NESTA SEGUNDA

  • A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços, realiza nesta segunda-feira, dia 28 de ...

    INSCRIÇÕES ABERTAS: CORRIDA E CAMINHADA CELEBRAM 36 ANOS DA APAE

  • No próximo dia 18 de maio, a cidade de Jaguariúna será palco da 5ª edição da Corrida e Caminhada ...

    JAGUARIÚNA TERÁ 1ª FEIRA DE EMPREGOS INCLUSIVOS NESTA QUARTA NO BOULEVARD

  • A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agronegócios, em parceria com o Polo de Empregabilidade Inclusiva do Estado ...