Prefeitura Municipal de Jaguariúna
Saúde Casa da Mulher

CASA DA MULHER DE JAGUARIÚNA AMPLIA ATENDIMENTOS

  • A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem intensificado as ações voltadas à saúde integral da mulher, com destaque para os resultados alcançados pela Casa da Mulher. A unidade registra números expressivos de atendimentos e se consolida como um importante serviço de referência no município.

    Somente em 2025, a Casa da Mulher realizou, em média, 365 consultas de planejamento familiar, demonstrando a alta demanda e a confiança da população no serviço oferecido. Desse total, cerca de 254 atendimentos resultaram em encaminhamentos para métodos contraceptivos de longa duração, como DIU e Implanon, além de procedimentos de laqueadura e vasectomia. 

    Ao longo do ano, 138 dispositivos contraceptivos foram inseridos, reforçando o compromisso do município com o acesso seguro, responsável e contínuo à contracepção. Preservativos masculinos e femininos também ficam disponíveis de forma contínua na unidade.

    Outro serviço de destaque é o Ambulatório de Colposcopia, que atende mulheres encaminhadas pelas unidades da Estratégia de Saúde da Família após alterações no exame de Papanicolau. O crescimento da procura por esse atendimento reflete a ampliação das ações de prevenção e diagnóstico precoce do câncer do colo do útero.

    A unidade também oferece atendimentos especializados em ginecologia endocrinológica, voltados à reposição hormonal e metabólica, além de ações coletivas como o grupo semanal de fortalecimento do assoalho pélvico, acompanhado por fisioterapeuta.

    Com equipe multiprofissional composta por enfermeira, técnica de enfermagem, médica ginecologista, psicóloga, fisioterapeuta e equipe de apoio, a Casa da Mulher mantém um fluxo contínuo de atendimentos e aprimora seus protocolos, especialmente para o acolhimento de mulheres em situação de violência, fortalecendo a articulação com a rede municipal.

    “A ampliação dos atendimentos e os números alcançados demonstram que a Casa da Mulher cumpre um papel fundamental na saúde pública de Jaguariúna, garantindo acesso, qualidade e cuidado humanizado”, destaca a secretária de Saúde, Conceição Camilo.

    A Casa da Mulher está localizada na Rua Paraná, nº 134, Jardim Santa Maria, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Informações pelo telefone (19) 3199-7512, ramal 3095, ou WhatsApp (19) 3837-5615.
     

    Imprensa

    Reportagem:

    Ricardo Alécio

    Fotos:Thiago Carvalho

    CULTURA APRESENTA “O PALHAÇO QUE PERDEU A ALEGRIA” NO TEATRO DE JAGUARIÚNA

    O dia do circo, 27 de março, será comemorado dois dias antes em Jaguariúna com uma apresentação que a ...

    ESCOLA DAS ARTES ABRE INSCRIÇÕES PARA AS VAGAS REMANESCENTES

    Quem ainda não se inscreveu em um dos cursos da Escola das Artes de Jaguariúna agora tem uma nova ...

    PREFEITURA FIRMA PARCERIA COM BB E EMBRAPA PARA CAPACITAÇÃO DE PRODUTORES RURAIS

    A carreta do Banco do Brasil, do programa Circuito de Negócios Agro 2023, está em Jaguariúna para atendimento e ...

    SELETIVA DO AMADORZÃO JÁ TEM CLASSIFICADOS PARA A TAÇA PRATA

    A bola rolou no campo do parque José Pires Junior neste fim de semana pela Seletiva do Amadorzão e sete ...

    ADAGA E PODEROSAS ESTÃO NA FINAL DO CAMPEONATO DE FUTSAL FEMININO DE JAGUARIÚNA

    O Campeonato de Futsal Feminino de Jaguariúna já tem definido os dois times que disputarão a grande final. São ...

    ATLETAS DO PROGRAMA VIVA MELHOR DÃO SHOW NAS PISCINAS DO SERRA DOURADA NO 2º FESTIVAL DE NATAÇÃO 50+

    As piscinas do parque Serra Dourada, em Jaguariúna, foi palco do 2º Festival de Natação 50+ neste domingo, dia ...

    CAMPEONATO DE VOLEI DE PRAIA AGITA JAGUARIÚNA

    O Campeonato Municipal de Volei de Praia de Jaguariúna realizado neste domingo, dia 12, pela Prefeitura foi disputadíssimo. Duplas ...

    PREFEITURA ALTERA SENTIDOS DE RUAS NO ENTORNO DA ESCOLA SADA SALOMÃO HOSSRI

    A Secretaria de Mobilidade Urbana de Jaguariúna informa que haverá mudança de mão de direção em algumas vias, no ...

    DOMINGO TEM SEMIFINAL DO CAMPEONATO DE FUTSAL FEMININO DE JAGUARIÚNA

    O ginásio do Azulão vai ser palco de grandes jogos neste domingo, dia 12. É a semifinal do Campeonato ...

    PREFEITURA REALIZA 2º FESTIVAL DE NATAÇÃO 50+ NO SERRA DOURADA NESTE DOMINGO; PISCINAS ESTARÃO FECHADAS PARA USO DA POPULAÇÃO DE MANHÃ

    A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer, realiza neste domingo, dia 12 de ...