Encontro dos rios Jaguari e Camanducaia
Rio Atibaia
Nascente: Serra da Mantiqueira
Afluentes principais: Rio Cachoeira, Rio Atibainha
O Rio Atibaia é formado pela junção dos rios Atibainha e Cachoeira, entre os municípios paulistas de bom Jesus dos Perdões e Atibaia, sendo que as nascentes do rio Cachoeira encontram-se no estado de Minas geais. Esse rio abastece 90% da população da cidade de Atibaia e 95% da população da cidade de Campinas, entre outras.
À altura da cidade de Americana, o rio Atibaia junta-se ao Jaguari para formarem o rio Piracicaba. Em certos trechos, o Atibaia tem 20 metros de profundidade e 11 metros de largura.
Rio Jaguari
Nascente: Serra da Mantiqueira
Afluentes principais: Rio Camanducaia
O Rio Jaguari percorre os estados de São Paulo e Minas gerais. Suas nascentes estão localizadas no estado de Minas Gerais, nos municípios de Sapucaí-Mirim, Camanducaia e Itupeva. Em Jaguariúna, o rio Jaguari recebe um afluente importante, o rio Camanducaia. Ao juntar-se com o Atibaia, o Jaguari forma o Piracicaba, no município de Americana (SP), seguindo até o município de Barra Bonita (SP), onde se encontra su foz, junto ao Tiête.
Ao entrar em território paulista, o rio Jaguari é represado, sendo este um dos reservatórios integrantes do sistema produtor de água chamado Cantareira, construído para permitir a reversão de água da bacia do Piracicaba para a bacia do Alto Tiête, como reforço ao abastecimento público da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). São revertidos aproximadamente 33 m³/s, dos quais 31 m³/s originados dos formadores do Piracicaba (Jaguari e Atibaia).
Por atravessar dois estados, o Jaguari é considerado um rio federal, e sua bacia abrange quatro municípios mineiros e 15 paulistas.
Rio Camanducaia
Nascente: Toledo (MG)
Foz: Rio Jaguari
O rio Camanducaia é afluente do rio Jaguari. Nasce no município de Toledo, no estado de Minas Gerais, e tem sua foz no município de Jaguariúna, o que o torna um rio de domínio da União.
A área da bacia do Camanducaia é de 870,68 km² e integra em seus limites territoriais os municípios paulistas de Amparo, Jaguariúna, Monte Alegre do Sul, Pinhalzinho, Serra Negra, Socorro e o município mineiro de Toledo, além de ser composta pelos municípios paulistas denominados de borda, quais sejam, Pedra Bela, Pedreira, Tuiuti, Santo Antônio de Posse e Holambra.