Histórico
A Casa da Memória, criada em 2008, constitui um espaço destinado à recuperação e a preservação da memória de Jaguariúna.
Com a missão de produzir, acumular e difundir conhecimentos sobre a Memória local, a Instituição reúne em seu acervo conjuntos documentais textuais, iconográficos e fonográficos relacionados ao processo de urbanização, à industrialização, famílias, imigração, movimentos culturais e religiosos, bem como oficiais, como o arquivo permanente da Prefeitura Municipal.
O acervo foi constituído basicamente pelas doações de instituições públicas e privadas, de moradores da cidade, famílias e pessoas da comunidade local, entre outras, além de projetos de pesquisa e atividades da própria instituição.
A Casa da Memória desenvolve esforços para fornecer, de maneira eficiente, o acesso a informações que permitam recuperar a história do município e promover atividades científicas e culturais, visando à compreensão da própria história.
No espaço da Casa da Memória está inserido o Memorial Padre Gomes, que além de extensa documentação sobre atividades da Igreja no município, disponibiliza aos visitantes uma exposição permanente sobre a vida do religioso Antônio Joaquim Gomes e sua relação com a cidade, na qual foi padre no período de 1947 a 2003.
-
Instituição
-
A Casa da Memória, criada em 2008, constitui um espaço destinado à recuperação e a preservação da memória de Jaguariúna.
Com a missão de produzir, acumular e difundir conhecimentos sobre a Memória local, a Instituição reúne em seu acervo:
-
ACERVO
-
-
Documentais textuais
Arquivos iconográficos e fonográficos
-
Histórico das familias
Imigração
-
Movimentos culturais
Movimentos religiosos
-